ANAC lança painel interativo com dados de reclamações de passageiros para melhorar a mobilidade urbana aérea

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lançou o Painel Reclamações de Passageiros, uma nova ferramenta interativa para consultar dados sobre as reclamações registradas na plataforma Consumidor.gov.br.

O objetivo é fornecer informações transparentes sobre a quantidade de reclamações, os principais temas reclamados e o desempenho das empresas aéreas na solução dos problemas apresentados pelos consumidores.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • A plataforma Consumidor.gov.br permite o contato direto entre consumidores e empresas para resolver conflitos nas relações de consumo, sem a intermediação da ANAC ou de outros órgãos.

    As reclamações registradas pelos usuários do transporte aéreo são monitoradas pela Agência para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores e subsidiar a regulação e fiscalização do setor.

    De acordo com os dados do primeiro trimestre de 2023, foram registradas 20.879 reclamações em relação às empresas aéreas, representando uma queda de 55,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    O desempenho das empresas na solução das reclamações teve um aumento de 14,8%, com 80,9% das queixas consideradas resolvidas.

    A Azul Linhas Aéreas se destacou entre as companhias brasileiras, apresentando o menor índice de reclamações, o melhor índice de solução de reclamações e a maior nota de satisfação dos consumidores.

    A Flybondi foi a empresa estrangeira com o menor índice de reclamações por passageiro.

    O tema mais reclamado pelos consumidores foi o reembolso, seguido por alterações de contrato feitas pelas empresas aéreas e pelos passageiros.

    Todos os resultados estão disponíveis no Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo – 1º trimestre de 2023, no site da ANAC.