ViaQuatro demite 140 profissionais da limpeza e terceiriza o serviço

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da linha 4-Amarela de metrô, demitiu 140 profissionais da área da limpeza e vai terceirizar os serviços.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo publicou uma nota onde repudia o ato, dizendo que a demissão dos trabalhadores aconteceu para que a ViaQuatro contratasse uma empresa terceirizada, barateando os custos.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Os funcionários terceirizados não terão ligação com o sindicato, sendo assim, não são cobertos pela convenção sindical que garante benefícios como plano de saúde, VR/VA, PLR, auxílio creche e entre outros.

    Nesta segunda, dia 17, aconteceu uma reunião entre membros do sindicato e os trabalhadores demitidos. Nesta reunião, houve uma conversa sobre o tema e orientações jurídicas.

    A ViaQuatro confirmou a demissão dos trabalhadores e agradeceu pelo serviço prestado. Além disso, a concessionária informou que a GPS passa a ser responsável pelo serviço de higiene das estações e trens da linha 4-Amarela, após terceirização do serviço.

    “Desde 15 de julho, a empresa GPS passou a ser responsável pelo serviço de higiene das estações e trens da ViaQuatro, após terceirização do serviço. O processo foi conduzido de maneira transparente e cuidadosa junto aos colaboradores envolvidos, que agora passam por avaliação para possível contratação pela nova empresa. A ViaQuatro agradece aos profissionais pelos serviços prestados e reforça o seu compromisso com a excelência na prestação de serviço aos seus clientes“, disse a concessionária.