Ônibus são vandalizados por usuários de drogas no centro de São Paulo

Ao menos seis ônibus foram vandalizados por usuários de drogas na região central de São Paulo na tarde desta terça-feira, 11 de julho.

O vandalismo aconteceu durante um tumulto gerado por usuários de drogas que vivem na região da Cracolândia.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O tumulto foi gerado quando o grupo de deslocava nas proximidades da Avenida São João com a Praça Júlio de Mesquita.

    Os usuários tacaram pedras e outros objetos, danificando os coletivos e assustando os passageiros.

    A Polícia Militar foi acionada e junto com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) dispersaram o grupo e seguem monitorando a região.

    Os veículos com destino ao Terminal Princesa Isabel foram os mais prejudicados.

    Não houve informações de feridos.

    Confira nota da SPTrans sobre o caso:

    ”A SPTrans repudia os atos de vandalismo ocorridos com ao menos seis ônibus na região central no dia de hoje (11) por volta das 13h. A Polícia Militar foi acionada.

    A SPTrans mantém contato com a PM em relação às ocorrências de violência no transporte público e esclarece que todos os registros que recebe de usuários são comunicados ao setor de inteligência das autoridades policiais.”

    Em nota ao Mobilidade Sampa, o Sindmotoristas, entidade que representa os trabalhadores, disse que repudia os ataques a ônibus e que fará um levantamento das ocorrências e as informações serão oficiadas junto aos órgãos de segurança pública para providências cabíveis.

    Confira nota completa:

    “Sindicato repudia ataques a ônibus e pede segurança na região central de São Paulo

    A direção do SindMotoristas repudia e manifesta preocupação com os recentes casos de vandalismos em ônibus na região central de São Paulo, sobretudo na área da Cracolândia.

    Apenas hoje (11), seis veículos das empresas Santa Brígida, Sambaíba e Transppass  foram atacados com pedras, pedaços de madeira e outros objetos por usuários de drogas. Os casos ocorreram nas regiões do Terminal Princesa Isabel e Avenida São João com a Praça Júlio de Mesquita.

    O modus operandi é o mesmo: basta o veículo chegar ao ponto final, parar no semáforo vermelho ou num ponto para atender passageiros, um determinado grupo de vândalos se aproxima e ataca deliberadamente.

    Agentes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar foram acionados e dispersaram o grupo, permanecendo no local para proteção de passageiros e trabalhadores.

    “Os ataques a ônibus têm sido recorrentes na região central. Nossos companheiros e passageiros estão com medo de transitar sob o risco de serem roubados ou atacados pelos grupos de viciados. Solicitamos à Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar que adotem medidas efetivas para coibir os ataques e prover segurança”, afirmou o presidente do Sindicato, Cristiano Porangaba (Crizinho).

    O sindicato fará levantamento das ocorrências e as informações serão oficiadas junto aos órgãos de segurança pública para providências cabíveis”.