Oito estações da CPTM recebem a campanha “Julho Amarelo” na quarta, dia 26

Nesta quarta-feira 26 de julho, as estações Mauá, Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Estudantes, Dom Bosco, Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade) e Luz (linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral) vão receber programação da Campanha de Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais que atacam o fígado.

Em parceria com o Instituto Proz Educação, o evento acontece em três horários: 09h às 12h, 13h às 16h e 19h às 22h. Durante cada período, os profissionais de saúde vão realizar exames preventivos, como aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e medição de glicemia capilar em pessoas diabéticas ou com histórico de diabetes na família (limitados a 100 por estação). Além de orientar os passageiros sobre os riscos das hepatites, as formas de prevenção e tratamento.

Campanha Julho Amarelo

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil com a finalidade de reforçar ações de prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites virais, foco da campanha, são inflamações causadas por vírus representados por A, B, C, D e E.

Ações de cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.