Para a continuidade dos serviços de manutenção programada e melhorias, a operação da Linha 15-Prata do Metrô novamente terá alterações neste final de semana. Durante todo o sábado, dia 22, e até às 18h do domingo, 23 de julho, os trens do monotrilho irão circular somente no trecho entre as estações Jardim Colonial e Vila União. Já entre as estações Vila União e Vila Prudente, o atendimento aos passageiros será realizado por ônibus gratuitos do sistema Paese, com acesso à Linha 2-Verde.
Para fazer a transferência entre as linhas 15-Prata e 2-Verde, o passageiro deverá retirar uma senha na estação Vila União para prosseguir pelo Paese e ter acesso à Linha 2-Verde sem pagar novamente. Já quem está na Linha 2, deverá retirar a senha na estação Vila Prudente, acessar o Paese, embarcando na Linha 15 a partir da estação Vila União.
No trecho paralisado, serão realizadas intervenções preventivas nos track-switches, equipamentos eletromecânicos que fazem os trens mudarem de via, com a movimentação das vigas por onde as composições circulam. As atividades serão executadas em parceria com a empresa Alstom (que compõe o Consórcio construtor do sistema monotrilho) que divide as tarefas de manutenção da via com o Metrô. Também serão implantadas melhorias nestes equipamentos para reduzir a necessidade de intervenções em manutenções futuras.
Esses trabalhos vêm sendo feitos nos finais de semana dos meses de junho e julho, período de menor demanda, com o bloqueio da via e a retirada da energia que alimentam os trens para a segurança dos funcionários envolvidos.
Track Switch
É o aparelho de mudança de via do monotrilho. Funciona por meio de um conjunto eletromecânico que movimenta as vigas, permitindo que o trem mude de via. Ao longo de toda a Linha 15-Prata, são nove desses conjuntos, que fazem o trem manobrar para poder seguir no sentido oposto.
No trecho do track switch, a viga é constituída de chapas de aço estruturadas, em formato parecido com as demais vigas que são de concreto. Esse material é usado para deixá-la menos pesada e permitir sua movimentação rápida. O conjunto também conta com uma extremidade livre fixa, que é uma espécie de chapa de aço que se conecta à viga fixa, para que não haja um vão entre elas. O funcionamento de todo esse conjunto deve ser preciso, demandando manutenções programadas para garantir a boa circulação dos trens.
Nas linhas de metrô tradicional, esse aparelho também é utilizado, porém para a movimentação de trilhos de ferro que são mais leves em comparação às vigas do monotrilho. Essa característica também torna o processo de manutenção menos complexo.