Dia do motorista: cuidados com o veículo para quem trabalha em aplicativos

No dia 25 de julho, é comemorado o Dia do Motorista, uma data para reconhecer profissionais que trabalham no volante, transportando pessoas e mercadorias pelo país. Em um mundo cada vez mais conectado e dependente da tecnologia, os motoristas de aplicativo desempenham um papel fundamental na mobilidade urbana.

No entanto, sabemos que, infelizmente, existem riscos associados a essa profissão. Por isso, é recomendável aos profissionais, investir em acessórios que possam minimizar os perigos e criar um ambiente mais seguro dentro do carro

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apurados junto à Ituran Brasil, empresa especializada em monitoramento de veículos, o número de roubos e furtos de automóveis de passeio e de utilitários na região metropolitana de São Paulo aumentou 23% em maio, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Um total de 6.869 casos registrados de roubo e furto, 5% maior que a média nos primeiros meses desse ano, com 27.010 veículos se tornando alvo de atividade criminosa.

Diante dessa realidade, uma das principais preocupações dos motoristas de aplicativo é a segurança pessoal. Nesse sentido, o uso de câmeras veiculares, também conhecidas como dashcams pode ser uma alternativa. Esses dispositivos registram continuamente o que acontece dentro e fora do veículo, fornecendo evidências em caso de acidentes, incidentes ou comportamentos inadequados por parte dos passageiros. Além disso, a presença de uma câmera no carro pode desencorajar ações indesejadas, uma vez que os passageiros sabem que estão sendo monitorados.

Com o objetivo de proporcionar proteção adicional, diversos acessórios foram desenvolvidos para garantir a tranquilidade dos condutores e passageiros. Um exemplo notável é a película antifurto, que se tornou uma opção popular para aumentar a segurança dos veículos. Júnior Rucìreta, CEO e fundador da Multifilmes, rede de franquia especializada na aplicação de película de alta performance automotiva e residencial, explica sobre essa opção que impede o acesso ao interior do carro:

“A película antifurto é uma camada de proteção transparente aplicada nas janelas do carro. Ela é projetada para dificultar a entrada de ladrões, pois possui propriedades que impedem a quebra do vidro e aderência do filme. Essa película é fabricada com materiais resistentes, como poliéster e adesivos especiais, que garantem durabilidade e eficácia”, afirma Júnior.

Ao instalar a película antifurto, os motoristas de aplicativo podem se beneficiar de várias maneiras. Primeiramente, ela atua como uma barreira física entre o interior do veículo e possíveis invasores, reduzindo significativamente as chances de roubo. Os ladrões são desencorajados pela dificuldade em quebrar o vidro, o que torna o carro menos atraente como alvo.

Além disso, a película antifurto possui características adicionais que aumentam a segurança. Por exemplo, ela pode ser projetada para bloquear a visibilidade do interior do veículo a partir do exterior, protegendo pertences pessoais e valiosos que podem estar à vista. Isso reduz o risco de arrombamentos e furtos por oportunidade, uma vez que não é possível visualizar facilmente o que está dentro do carro.

Outra vantagem da película antifurto é a proteção contra os raios solares. Muitas películas são fabricadas com filtros de proteção UV, que bloqueiam os raios ultravioleta prejudiciais à saúde e também minimizam o aquecimento excessivo do interior do veículo. Essa característica é especialmente benéfica para motoristas de aplicativo que passam longas horas dirigindo sob o sol, garantindo maior conforto e bem-estar.

É importante ressaltar que a instalação da película antifurto deve ser feita por profissionais especializados para garantir um resultado eficiente e duradouro. Além disso, é essencial verificar a legislação local, uma vez que alguns lugares possuem restrições quanto à tonalidade e espessura das películas aplicadas nos vidros.

Sobre a Multifilmes

Criada em 1999, a Multifilmes foi criada para atender clientes exigentes aplicando películas em vidros de veículos ou residências, seja para controle solar, antivandalismo, decorativas e também para privacidade. Além disso, oferece produtos de alta qualidade como papel de parede autocolante e adesivo para pinturas de veículos. Entrando para o segmento de franquias em 2017, oferece a Loja Multi, um modelo de negócio com investimento inicial a partir de R$ 99.990,00. A marca já possui mais de 72 unidades franqueadas em 18 estados do Brasil, sendo uma própria, em Ribeirão Preto.