Campinas inaugura novos semáforos sonoros para acessibilidade e segurança

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) entregou 31 tags individuais para acionar os 23 semáforos sonoros implantados na cidade.

A entrega foi realizada em um evento no Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores (ICCT), com a presença do presidente da Emdec, Vinícius Riverete e autoridades locais.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Além disso, foi anunciado que serão instalados pisos podotáteis e direcionais nos terminais de transporte público e que a meta é ampliar o número de semáforos sonoros.

    Vinícius Riverete destacou o empenho do prefeito Dário Saad em tornar a cidade mais acessível e mencionou que a Emdec tem despertado interesse de outras cidades, como São Carlos, que enviou uma equipe para conhecer a tecnologia dos semáforos sonoros.

    As 31 tags foram entregues para pessoas cadastradas e selecionadas, usuárias habituais do transporte público nas regiões contempladas.

    Um casal beneficiado expressou sua satisfação com as tags, mencionando que agora se sentem mais seguros e que a travessia pela cidade ficou mais fácil.

    O funcionamento dos semáforos sonoros ocorre por detecção de presença, ativando-se automaticamente quando a pessoa com a tag se aproxima.

    Os dispositivos contam com sinal bluetooth e emitem um alerta sonoro para indicar a possibilidade de travessia.

    Além dos sete cruzamentos recentemente contemplados, os semáforos sonoros já estavam instalados em outros locais da cidade, trazendo maior segurança no acesso a instituições parceiras do projeto.