9 estratégias de cupom de desconto para aumentar vendas no e-commerce

Quem está acostumado a comprar pela internet procura pelos melhores preços. Pois, é bastante simples pesquisar e comparar diversas ofertas em apenas alguns cliques. Dessa forma, lojas que oferecem isso tendem a ser escolhidas.

Todavia, esse não é o único fator a contribuir para a escolha dos clientes por aquela a loja. Isso porque antes de finalizar a compra, muitos deles procuram por algum cupom de desconto que possa reduzir o preço final do produto.

Sendo assim, com as estratégias adequadas, você pode aproveitar essa tendência de comportamento e oferecer cupons de desconto para aumentar a sua vendas na internet. Para tanto, basta conferir as nossas 9 dicas abaixo:

1 – Ofereça um cupom de desconto para a primeira compra

Embora não seja uma novidade, é só uma das melhores dicas para quem quer conquistar um cliente em sua loja na internet. Ao oferecer um cupom de desconto para a primeira compra, você aumenta as chances do cliente fechar, assim como conhecer aquilo que você oferece.

Porém, muita gente perde essa oportunidade e não cria um pop-up para que os visitantes possam se inscrever e receber um cupom de desconto na hora de efetuar a sua primeira compra.

Então, se você quer aumentar a sua taxa de conversão, oferecer já um cupom de desconto aos novos clientes.

2 – Disponibilize algumas vantagens para os leads mais engajados

Se sua loja possui uma base de contatos que já interagiu com sua marca, é importante segmentá-la para entender o comportamento dos leads. Separe os engajados dos desengajados, pois os primeiros tendem a comprar mais facilmente. 

Em campanhas, envie cupons de desconto exclusivos para incentivar as compras, oferecendo condições vantajosas aos contatos mais próximos de sua loja virtual. 

Disponibilizar frete grátis ou descontos maiores para clientes frequentes também pode aumentar as vendas e a satisfação do público. Como resultado, temos uma maior taxa de conversão e fidelização.

3 – Utilize o GAP do “Senso de Urgência”

Quando as pessoas sentem que tem muito tempo para comprar um produto, geralmente elas costumam postergar essa compra ou até mesmo desistem dela. 

Todavia, quando a oferta encontra-se por tempo limitado, isso desperta o senso de urgência e faz com que elas comprem para não perder a chance de economizar.

Assim sendo, uma das melhores dicas é criar campanhas com duração determinada e oferecer cupons de desconto que só podem ser utilizados durante aquele período específico. Essa é uma ótima forma de explorar o GAP do “Senso de Urgência”.

4 – Crie parcerias e campanhas com influenciadores

As parcerias e campanhas com influenciadores estão se tornando cada vez mais populares. Pois, essas pessoas conseguem realmente influenciar sua audiência a adquirir aquele produto anunciado.

Sendo assim, se você quer vender mais na sua loja online, procure por influenciadores digitais que possuem relação com o seu negócio. Em seguida, ofereça cupons de descontos para que eles anunciem e divulguem.

Isso irá aumentar consideravelmente a taxa de conversão de novos clientes. Tal estratégia é utilizada pela maioria das empresas de sucesso, como Brasil Bitcoin, Embeleze, Magazine Luiza e muito mais.

5 – Aproveite o mercado de afiliados

Parceria com influenciadores permite manter uma rede de afiliados, com cupons de desconto divulgados por eles. Os influenciadores recebem uma porcentagem a cada compra feita através dos links personalizados, enquanto os clientes ganham descontos exclusivos. 

A Amazon usa essa estratégia com booktubers que mantêm links cuponados em seus vídeos e redes sociais, garantindo uma campanha contínua. 

Outra opção é promover os cupons em canais de afiliados, como o Cuponomia ou Descontos Top, que possuem um bom ranqueamento no Google e alcance de usuários buscando descontos. Assim, os próprios afiliados se encarregam do marketing do seu produto e recebem uma porcentagem pelas vendas.

6 – Tente entender as necessidades do seu público-alvo

Antes de sair por aí oferecendo cupom de desconto, uma ótima estratégia para aumentar as vendas consiste em conhecer um pouco mais do seu público-alvo, de modo a entender os seus desejos, aspirações e necessidades.

Com isso, é possível adaptar as estratégias de venda para atender exatamente aquilo que eles buscam. Por exemplo, se o seu público manifesta interesse na compra de uma mesa de canto, vale a pena adaptar todo o seu conteúdo para interagir com elas e disponibilizar as informações que buscam.

Dessa forma, com a estratégia adequada para o público, o número de vendas irá aumentar consideravelmente.

7 – Considere a estratégia do remarketing utilizando cupom de desconto

A estratégia do remarketing consiste em oferecer um incentivo para a pessoa que já demonstrou diferença em adquirir o seu produto, mas por algum motivo não efetuou a compra.

Sendo assim, o incentivo que você pode utilizar é o cupom de desconto. Pois, como dito, muitas pessoas só finalizam a compra quando recebem um bom cupom.

8 – Dê um “empurrãozinho” nos clientes que deixam itens no carrinho

Muitas lojas online têm problemas com clientes deixando itens no carrinho sem finalizar a compra, chegando a 70% de todos os visitantes. Para resolver isso, muitos usam a estratégia de “resgate de carrinho”, mas nem sempre oferecem descontos.

Uma forma interessante de convencer o cliente a concluir a compra é enviar um e-mail lembrando dos produtos no carrinho e oferecer uma vantagem, como um desconto. 

Para incentivá-lo a agir rápido, você pode destacar que a oferta tem um prazo limitado, criando um senso de urgência e tornando a proposta mais valiosa para o cliente.

9 – Comemore o aniversário do cliente oferecendo um cupom de desconto

A maioria das lojas oferecem cupons de desconto em datas comemorativas específicas, como Dia dos Pais e Natal. Porém, quase nenhuma oferece no aniversário do cliente.

Dessa forma, você pode inovar e oferecer um ótimo cupom de desconto para comemorar o seu aniversário. Isso será uma grata surpresa e fará com que o cliente se sinta lembrado, fortalecendo o relacionamento com o seu negócio.

Assim, seguindo cada uma das nossas dicas, você aumentará consideravelmente as vendas online e o sucesso da sua marca!