Transformando a segurança viária: intervenções no ponto mais crítico de acidentalidade em Campinas

A região do cruzamento entre a Rua Tom de Araújo, a marginal da Avenida John Boyd Dunlop (JBD) e a Avenida Prof. Mário Scolari, em Campinas, foi identificada como o ponto mais crítico de acidentalidade na cidade.

Após estudos e testes realizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), serão implementadas intervenções permanentes para melhorar a segurança viária nessa localidade.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O ranking elaborado pela Emdec destacou os locais com maior incidência de acidentes com base nos dados registrados entre janeiro de 2018 e abril de 2023, totalizando 99 acidentes, incluindo um com vítima fatal.

    Equipes técnicas da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) realizaram vistorias na região, resultando em estudos e recomendações para melhorias.

    A Emdec desenvolveu um projeto e um plano de ação com medidas de moderação de tráfego, que foram testadas e aprovadas.

    As intervenções planejadas incluem a redução do raio de giro dos condutores nas esquinas, a implantação de sentido único em algumas ruas e o aumento dos passeios para pedestres em pontos específicos.

    Durante a simulação das intervenções, foi observado que os motoristas se adaptaram aos objetivos de segurança viária sem grandes impactos no percurso.

    A implantação das medidas será acompanhada pela sinalização adequada, tanto horizontal quanto vertical, para orientar condutores e pedestres.

    As obras terão início na segunda-feira, 5 de junho, e devem durar aproximadamente duas semanas, dependendo das condições climáticas.