A Renault do Brasil alcançou a importante marca de um milhão de veículos exportados em seus 25 anos de produção local. Atualmente, o modelo mais exportado é o Kwid, que é enviado para cerca de 40 países em todo o mundo. A Renault também exporta outros modelos de sua gama, como Duster, Oroch, Master, dentre outros.
E o milionésimo veículo exportado pela Renault do Brasil é um Kwid, que tem como destino o México. Detentor de 29 premiações desde seu lançamento, além de economia, o Kwid traz de série muitos equipamentos de segurança e conforto, como quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), direção, vidro e trava elétricos, entre outros conteúdos.
“Alcançar esse importante marco nos 25 anos de produção no país é motivo de grande orgulho e comemoração para todos os colaboradores da Renault do Brasil. Mostra a capacidade produtiva e tecnológica das nossas fábricas e reflete o nosso compromisso de ofertar produtos com qualidade e competitividade para diversos mercados”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Cerca de 30% dos veículos produzidos no Complexo Industrial Ayrton Senna é destinado para exportação, principalmente para países da América Latina, como Chile, Colômbia, Haiti, Honduras, México, Paraguai e Uruguai. Do Complexo, também são enviados motores e peças para Argentina, Colômbia e Turquia. Os produtos exportados são enviados, em sua grande parte, via Porto de Paranaguá, no Paraná, enquanto o restante é distribuído via modal rodoviário para outros países.
“O Porto de Paranaguá implementou uma série de melhorias logísticas que dão mais agilidade no embarque e desembarque de veículos. Além de localização estratégica, o Paraná conta com trabalhadores portuários altamente qualificados, zerando o número de ocorrências de avarias com este tipo de carga”, destaca o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O Metaverso Industrial também é aplicado na logística da exportação. A movimentação dos veículos no pátio, e durante o transporte nos caminhões e navios, é monitorada por um sistema que permite fornecer a geolocalização de cada veículo em tempo real e de forma online.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há 25 anos, a Renault do Brasil conta com 6 mil colaboradores e quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech e
Zoe E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes.
Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.