Prefeitura de Vinhedo amplia programa de transporte inclusivo para pessoas com mobilidade reduzida severa

A Prefeitura de Vinhedo implementou um projeto pioneiro chamado Linhas Especiais de Vinhedo (LEV), que oferece transporte gratuito “porta a porta” para pessoas com mobilidade reduzida severa.

A partir desta sexta-feira, serão disponibilizados mais dois veículos adaptados, totalizando quatro vans, com o objetivo de auxiliar os vinhedenses nessas condições a realizarem diversas atividades diárias.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A entrega oficial dos veículos ocorreu no dia anterior, com a presença do prefeito Dário Pacheco, do secretário de Saúde, Milton Riboli, do secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, e do presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Sílvio Torezin.

    O programa LEV foi lançado em agosto do ano anterior e é inédito na cidade.

    Ele é totalmente financiado pela administração municipal, por meio da secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, e operado pela concessionária de transporte coletivo da cidade, a MoV (Mobilidade Vinhedo).

    As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que necessitam de acesso a serviços de habilitação, reabilitação e equipamentos para melhorar a autoestima, a saúde física e mental terão prioridade.

    Além disso, outros serviços como idas a centros de compras, supermercados e até passeios de lazer também podem ser agendados.

    O projeto piloto foi iniciado com duas vans para atender 50 pessoas selecionadas pelas organizações sociais do município.

    Devido ao sucesso do programa, decidiu-se duplicar o número de veículos para atender cerca de 100 vinhedenses.

    O objetivo da iniciativa é proporcionar uma melhor qualidade de vida para aquelas pessoas que, por algum motivo, não conseguem utilizar o transporte coletivo convencional, mesmo que acessível, e/ou necessitam de acompanhantes.

    O prefeito ressalta a importância de oferecer um transporte acessível e universal por parte do poder público.