Parceria entre Prefeitura de Campinas e Waze for Cities melhora a gestão do trânsito

Uma parceria foi estabelecida entre a Prefeitura de Campinas e o programa Waze for Cities para melhorar a gestão do trânsito e o planejamento da mobilidade urbana.

O programa permite que a cidade adicione alertas de trânsito no aplicativo Waze, fornecendo informações em tempo real aos motoristas.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Além disso, o município terá acesso a dados históricos que contribuirão para o planejamento estratégico da mobilidade urbana.

    A parceria envolve a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Informática de Municípios Associados (IMA), sem nenhum custo para o município.

    Através dessa colaboração, será possível aprimorar a gestão do trânsito, compartilhando dados oficiais em tempo real para uma tomada de decisão mais eficiente.

    O Waze for Cities é uma plataforma de compartilhamento de dados bidirecional, que permite ao município ter acesso a informações sobre o fluxo de veículos, saturação das vias, velocidade média, lentidões e acidentes reportados pelos usuários do aplicativo.

    Por sua vez, a Emdec poderá reportar alertas aos motoristas sobre bloqueios viários, obras, eventos programados e acidentes de trânsito, fornecendo horários previstos de início e término.

    A inserção dos dados está em fase experimental, com previsão de visualização dos alertas pelos usuários a partir da próxima semana.

    A parceria é considerada um divisor de águas, pois permitirá que os cidadãos planejem suas rotas e tenham acesso a informações em tempo real.

    Os dados coletados serão utilizados para identificar padrões de tráfego, pontos de estrangulamento, áreas com alto índice de acidentes e necessidades de melhorias na infraestrutura viária.

    Essas informações embasarão projetos de mobilidade urbana mais eficientes, envolvendo o desenho de vias, reforço de sinalização e operações de fiscalização.