Ônibus à bateria BYD já rodaram mais de 10 mil quilômetros em Mauá

A população da cidade de Mauá aprovou o conforto e a segurança dos dois ônibus elétricos da BYD que estão em circulação na cidade desde março de 2023, operando nas linhas 084 Zaira – Centro e 131 Itapeva – Centro. Pesquisa realizada pela operadora Suzantur revela que os veículos têm apresentado bom desempenho.

“A eletrificação dos ônibus na região do ABC paulista tem sido muito bem sucedida para a construção de um ambiente urbano mais equilibrado, com benefícios ambientais, em função da redução de gases de efeito estufa, e sociais, com impacto direto na saúde pública, além das vantagens econômicas de médio e longo prazo, em função do baixo custo de manutenção dos motores elétricos”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus da BYD. A BYD, gigante multinacional de veículos elétricos, já tem ônibus em operação em Diadema e em breve chega a Santo André.

“Os ônibus elétricos apresentaram aceitação positiva por parte da população e do Poder Concedente Municipal. Até o presente momento não houve qualquer ocorrência na operação e a população já sente o conforto com os ônibus não poluentes e silenciosos”, afirma Robson Francisco, da Suzantur.

Os ônibus à bateria da BYD são do modelo D9A, padron, com 13 metros de comprimento. Os dois ônibus em circulação já transportaram cerca de 37 mil passageiros e rodaram mais de 10 mil quilômetros, desde o início de março de 2023.

Entre as vantagens do modelo D9A da BYD estão a suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que confere maior segurança e autonomia ao veículo. A coluna de direção regulável do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o que atende a ergonomia. O modelo é 100% elétrico, com emissão zero de CO2 e totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo de manutenção. 

Vantagens dos veículos elétricos

  • Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
  • Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano. Equivalente ao plantio de 892 árvores.
  • A bateria tem dois ciclos de vida. No primeiro, são utilizadas com aplicação de transporte. No segundo ciclo de vida, as baterias são remontadas em módulos para aplicações de armazenamento.
  • As baterias degradadas são retiradas e direcionadas para a unidade de reciclagem
  • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a cinco vezes mais do que um ônibus elétrico.
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos.
  • Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.
  • A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 60% do valor de um ônibus a diesel
  • Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças e idosos.