Olho no Carro registra aumento de 300% na busca por veículos seminovos elétricos, nos últimos 12 meses

A Olho no Carro, maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do país, registrou um aumento de 300% na busca de seus usuários por carros elétricos seminovos. Embora a procura por veículos dessa categoria ainda seja baixa em relação ao total mensurado pela empresa, esse aumento já é um indício de um movimento que vêm acontecendo no mercado automobilístico brasileiro e mundial: o maior interesse do público por modelos elétricos.

Os veículos eletrificados – isto é, elétricos e híbridos – estão ocupando cada vez um espaço maior no mercado de carros usados. Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), até o momento, em 2023, foram vendidos 8.423 automóveis dessa categoria, um aumento de 98% se comparado ao mesmo período do ano passado. Espera-se que, até o final do ano, sejam comercializados aproximadamente 17 mil veículos seminovos eletrificados.

“Os carros elétricos ainda não são uma realidade no Brasil. Por terem um custo elevado, eles deixam de ser opção de compra para grande parte dos consumidores brasileiros. Na Olho no Carro, a maioria dos veículos pesquisados ainda são os carros de pequeno porte, mais baratos. Esse, sem dúvida, é um aspecto que nos distância do mercado norte-americano e do mercado europeu. Nesses mercados, os veículos eletrificados são mais acessíveis e existem políticas de incentivo que fazem com que, muitas vezes, os consumidores até prefiram os carros mais verdes”, ressalta Yago Almeida, sócio e cofundador da Olho no Carro.

No Brasil, os carros elétricos seminovos ainda partem de mais de 100 mil reais, isso nas configurações mais básicas. Ainda que existem diversas vantagens, como o próprio preço da recarga elétrica – se comparada ao abastecimento de um carro a combustão – e a manutenção mais simplificada, esse não é um valor que cabe no bolso do consumidor médio brasileiro.

Segundo a Olho no Carro, os modelos elétricos mais procurados pelos usuários que buscam um veículo seminovo ou usado são o Caoa Chery Icar (por volta de R$ 131 mil), o Renault Kwid E-Tech (por volta de R$ 134 mil), o JAC E-JS1 (por volta de R$ 136 mil) e o Volvo XC40 Recharger (por volta de R$ 316 mil).

Sobre a Olho no Carro

Maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil, a Olho no Carro, foi fundada em 2017 pelos sócios Yago Almeida e Bárbara Siqueira. O objetivo era oferecer serviços de consulta veicular online, para garantir transparência e segurança nas transações de compra e venda de carros seminovos e usados em todo território nacional. A ideia de criar a Olho no Carro veio através de outro negócio que fazia a mesma análise do histórico de veículos, mas que era voltado exclusivamente para lojistas e concessionárias. Ao observar esse déficit de informações para o consumidor final, ou seja, a pessoa física que poderia ser prejudicada ao adquirir um carro sem verificar o histórico de problemas, surgiu a ideia da Olho no Carro. Com o crescimento da empresa ao longo dos anos, muito focada em tecnologia, surgiu a oportunidade da entrada de um terceiro sócio, Diego Moura, que ficou responsável por essa área.

Um dos principais diferenciais da plataforma é oferece diversas informações exclusivas em poucos segundos, apenas com a placa ou o chassi do automóvel, como por exemplo: a opinião do dono, preço das principais peças, histórico de quilometragem, fotos reais dos veículos, principais falhas do modelo, comparativos e muitas outras informações valiosas para quem deseja comprar um carro usado, com mais segurança. Com milhares de clientes já atendidos, a empresa tornou-se referência em consulta veicular. Mensalmente, mais de 400 mil pessoas consultam o site antes de fechar negócio.

Com apenas seis anos no mercado, a Olho no Carro está sempre inovando na busca por soluções tecnológicas para oferecer aos seus clientes as informações mais precisas e atualizadas sobre veículos usados. Por esse motivo, a plataforma já possui um App, que levou para a palma da mão a experiência de consultas online. Com uma equipe de profissionais experientes e apaixonados pelo que fazem, assim como todo brasileiro apaixonado por carro, a empresa se consolida como um dos principais players no mercado de informações veiculares no Brasil.