Um novo sistema de transporte público foi implementado em Taubaté, com 20 novos ônibus em circulação, novos itinerários e mais oferta de horários.
Chamado de TAU! (Transporte Acessível de Taubaté), o sistema foi resultado de um estudo de reestruturação realizado por uma empresa de consultoria contratada pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), em cooperação técnica sem custos para o município.
O estudo envolveu levantamento de dados, pesquisa de satisfação e de imagem com usuários e não usuários, análise da demanda e oferta, além de avaliação econômica financeira.
O objetivo foi propor soluções para melhorar a cobertura e disponibilidade do serviço de transporte público, buscando garantir sua sustentabilidade econômica.
O andamento do estudo foi apresentado em audiências públicas na Câmara Municipal, com a disponibilização de um site interativo para a participação popular e outros documentos técnicos.
O novo sistema adotará uma política tarifária diferenciada, com valores pagos pela prefeitura à concessionária, de acordo com a demanda de usuários e a quilometragem percorrida nas linhas.