A Prefeitura de Jundiaí acaba de adquirir 68 novos ônibus e terá sistemas de câmeras de segurança e wi-fi em toda a frota para monitoramento em tempo real, permitindo a transmissão instantânea das imagens do interior dos veículos para a central de monitoramento da Guarda Municipal.
“O sistema já está em teste, deve entrar em operação nos próximos três meses e vai inibir eventuais casos de vandalismo, além de permitir uma atuação mais eficaz da Guarda Municipal. Com isso, ampliamos a segurança dos usuários do transporte público municipal”, afirma Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.
Atualmente, as imagens são processadas a cada viagem e podem ser avaliadas apenas no final dessa etapa, quando é possível conectar a câmera em um terminal ou na garagem. Com o uso do sistema wi-fi, as imagens passam a ser monitoradas em tempo real.
Com investimentos de R$ 52 milhões, os novos ônibus contam com motores mais eficientes e menos poluentes – Chassi: Volkswagen 17230 EOD/Euro V e Chassi: Mercedes Benz 1726/Euro VI –, todos com carrocerias Caio Induscar Apache Vip. Os veículos são ainda equipados com ar-condicionado e carregadores de celular, além de ferramentas de acessibilidade.
Com os novos veículos, a idade média da frota passa a ser de 3,3 anos, impactando diretamente na sustentabilidade. O transporte público de Jundiaí atende 90 mil passageiros diariamente e conta com um total de 265 ônibus, que atendem 92 linhas municipais do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU).