Governo estadual quer estruturar os projetos das linhas 19 e 20 do Metrô até 2025

O governo estadual de São Paulo pretende estruturar dois novos projetos de expansão da malha metroviária até 2025, de acordo com Augusto Almudin, Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco.

Os projetos Greenfield, que começam do zero, são as linhas 19-Celeste e 20-Rosa, e devem ser concedidos para a iniciativa privada.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU 2025), agenda atual de investimentos em transportes e mobilidade do governo estadual, tem previsão de um cronograma de investimentos em mobilidade urbana até 2025.

    Linha 19-Celeste

    A Linha 19-Celeste vai ligar as estações Anhangabaú e Bosque Maia, e está projetada para uma extensão operacional 16,9 km, 15 estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção Vila Medeiros, Estacionamentos Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, 19 Poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.

    Linha 20-Rosa

    A Linha 20, em seu eixo completo, vai ligar a Zona Oeste de São Paulo até o ABC Paulista, passando por São Bernardo do Campo e Santo André

    O novo eixo terá 31,1 quilômetros de extensão, 24 estações e dois pátios de manutenção, sendo um na Lapa e outro em Santo André. Deve atender as cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André.