Após 11 anos sem vir ao Brasil, a Sua Majestade, a Rainha Máxima da Holanda e Advogada Especial do UNSGSA – Secretaria Geral das Nações Unidas para o Financiamento Inclusivo para o Desenvolvimento, está no Brasil para discutir a saúde financeira dos brasileiros com os poderes público e privado. Em seu primeiro dia de compromissos, a comitiva visitou a Kovi, startup de aluguel de carros, que chamou a atenção pelo desenvolvimento de projetos disruptivos que têm fomentado a inclusão financeira no país.
Fundada em 2018 por ex-executivos da 99, a Kovi nasceu com a proposta de desburocratizar o acesso ao carro para os brasileiros e aos poucos têm levado seu modelo de assinatura para as pessoas classe B, C e D, se posicionando no mercado como uma empresa de tecnologia dentro do mercado de mobilidade que veio para democratizar o acesso ao carro para todos. Em 2021, a startup levantou US$ 100 milhões em captação série B, uma das maiores rodadas do ano. A captação foi co-liderada pelos fundos Valor Capital e Prosus Ventures. Além disso, foi uma das empresas selecionadas na TC Top Companies (Top Empresas) 2023 da Y Combinator, empresa que fornece financiamento inicial para startups, que tem como missão listar as empresas privadas ou públicas avaliadas em, no mínimo, US$ 150 milhões.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Além disso, a Rainha Máxima também visitou uma das oficinas da Escola Kovi, projeto que surgiu em 2022 com o objetivo de criar oportunidades e abrir portas do mercado de trabalho para quem deseja trabalhar com o setor automotivo. Inclusive, o projeto também conta com turmas formadas exclusivamente por mulheres, dentro de um setor que é predominantemente masculino.
Durante a visita, Sua Majestade conversou com duas alunas que se formaram no projeto. Na ocasião, os alunos relataram o quanto a Escola Kovi foi fundamental para gerar renda para suas famílias, e uma forma de inserir mais mulheres no mercado de trabalho. “Ficamos honrados com a visita da Sua Excelência, a Rainha Máxima, que tem feito um excelente trabalho pelo mundo pela saúde financeira de pessoas vulneráveis. A visita é sinal, também, de que estamos no caminho certo do nosso propósito, que é de criar oportunidades para que todos possam ter acesso ao carro, gerando assim mais empregos e capacitando nossa população para ter acesso a mais qualidade de vida”, comemora Adhemar Milani Neto, fundador e CEO da Kovi.
Sobre a Kovi
Fundada em 2018 por dois ex-executivos da 99, a Kovi, startup de mobilidade que tem como missão tornar o acesso ao carro mais inclusivo, flexível e simples. Uma das startups que mais cresceu nos últimos anos no país. A grande missão da Kovi é buscar transformar a indústria ao facilitar a vida do motorista e de seus parceiros, desburocratizando os processos e garantindo facilidade e flexibilidade para os dois lados. Em junho de 2021, a Kovi foi considerada pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios como uma das “100 startups to watch”. Alguns meses depois, em setembro, foi reconhecida como uma das LinkedIn Top Startups. No mesmo ano, foi reconhecida pela Tracxn no “Soonicorn Club Awards 2021”, prêmio do México de startups.