Em mês de recorde de vendas, elétricos plug-in atingem 50% do mercado de eletrificados leves

No mês em que registrou o recorde nacional de emplacamentos da série histórica da ABVE, o mercado de veículos leves eletrificados em maio teve mais um motivo para comemorar: o avanço dos veículos plug-in (BEV e PHEV), que já representam metade das vendas desse segmento.

Dos 6.435 eletrificados vendidos em maio, 50,2% foram híbridos HEV (3.228) e 49,8% foram elétricos plug-in PHEV ou BEV (3.207). Esses números indicam uma evolução qualitativa do mercado, que aposta em veículos ainda menos poluentes e mais sustentáveis.

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No acumulado de janeiro a maio deste ano, do total de 26.014 eletrificados, aqueles percentuais tiveram pequena variação: 52,8% foram veículos híbridos não plug-in (13.745) e 47,2% foram elétricos plug-in (12.269).

Uma comparação com o mesmo período de 2022 mostra como o mercado de eletrificados está se modificando no Brasil. De janeiro a maio de 2022, de um total de 16.354 veículos emplacados, 67,6% deles eram híbridos HEV não plug-in (11.059) e apenas 32,4% eram elétricos plug-in (5.295).

As vendas de elétricos plug-in (BEV e PHEV) cresceram 132%, na comparação entre janeiro a maio de 2022 e o mesmo período de 2023 (de 5.295 para 12.269).

MAIOR OFERTA

Esta evolução reflete a maior oferta de modelos de eletrificados disponíveis e o aumento do número de montadoras de veículos em operação no Brasil.

Em 2022, eram 27 montadoras e hoje são 34, com destaque para os modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) da Volvo, CAOA Chery, BMW, BYD e GWM.

Entre janeiro e maio de 2022, havia 142 modelos de veículos leves eletrificados comercializados no Brasil, sendo 56 BEV, 55 PHEV e 31 HEV (flex a etanol e a gasolina). Neste ano, no mesmo período, foram emplacados 216 modelos, sendo 86 BEV, 75 PHEV e 55 HEV.

Outro fator relevante é o crescimento de eletropostos de recarga elétrica, que também podem são considerados parâmetros para a análise do avanço da eletromobilidade no país.

Segundo estimativa do Grupo de Infraestrutura da ABVE, havia 2.955 eletropostos públicos e semipúblicos em operação no Brasil, número que aumentou para cerca de 3.200 em maio.

A instalação de novos equipamentos tem ocorrido quase que diariamente, muitas delas por iniciativa das próprias montadoras, o que tem contribuído para aumentar a confiança dos possíveis compradores de veículos elétricos.

Esse conjunto de fatores explica o recorde de vendas de maio de 2023, com 6.435 unidades, superando o recorde anterior de setembro de 2022 (6.391).

Esses 6.435 emplacamentos representam um aumento de 90% sobre os 3.387 de maio de 2022 e de 34% sobre os 4.793 de abril deste ano.

Os números consolidam o primeiro semestre de 2023 (até maio) como o melhor da série histórica da ABVE, iniciada em janeiro de 2012 (ver quadro abaixo).

MARKET SHARE

A participação de mercado dos eletrificados leves também continua a crescer.

Em maio, atingiu o recorde de 3,86% de market share sobre o total de vendas domésticas de veículos leves no Brasil (6.435, sobre um total de 166.365).

Nos cinco primeiros meses de 2023, a participação de mercado foi de 3,4% (26.014, sobre um total no período de 754.851 vendas totais de leves no mercado doméstico-dados da Fenabrave).

Evolução da participação dos eletrificados no mercado doméstico total de veículos leves – market share (HEV+PHEV+BEV):

  • Janeiro – dezembro 2020: 1% (19.745 eletrificados, sobre 1.950.889)
  • Janeiro – dezembro 2021: 1,8% (34.990, sobre 1.974.431)
  • Janeiro 2022: 2,2% (2.558, sobre 116.601)
  • Fevereiro 2022: 2,8% (3.435, sobre 120.192)
  • Março 2022: 2,8% (3.851, sobre 134.904)
  • 1º trimestre 2022: 2,6% (9.844, sobre 374.533)
  • Janeiro – dezembro 2022: 2,5% (49.245, sobre 1.957.699)
  • Maio 2023: 3,86% (6.435, sobre 166.365)
  • Janeiro – maio 2023: 3,4% (26.014, sobre 754.851)

FONTE: ABVE Data/Fenabrave

Em relação ao marketshare das tecnologias, em maio de 2023, os PHEV ficaram com 40,3% dos emplacamentos (2.592 veículos), os HEV flex com 35,7% (2.296 veículos), os HEV a gasolina com 14,5% (932 veículos) e os BEV com 9,5% (615 veículos).

GEOGRAFIA

A geografia da eletromobilidade no país confirma que o Estado de São Paulo continua na vanguarda da eletrificação no Brasil, com 34,5% dos emplacamentos (8.979 veículos) de janeiro a maio de 2023, seguido pelo Rio de Janeiro, com 7,6% (1.969) e por Santa Catarina, com 6,9% (1.809).

Os três estados juntos totalizam praticamente 50% dos emplacamentos realizados em 2023.

Todos os estados da região Sudeste se encontram no ranking dos estados que mais emplacam.

Um ponto de destaque para a geografia da eletromobilidade é que, na comparação com o mesmo período em 2022, a formação do ranking dos dez estados é praticamente a mesma do ano passado.

Houve pequena alteração na segunda e terceira posição, onde se encontravam os estados de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

A eletromobilidade, no Brasil, apesar de ganhar força e participação no mercado, ainda se concentra em alguns estados, o pode ser atribuído ausência de politicas públicas mais direcionadas à eletrificação do transporte e também aos investimentos em infraestrutura de recarga, fundamentais para o avanço do processo. 

EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS POR ESTADOS

JANEIRO A MAIO 2023

RankingEstadoJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioTotal geral
SP1.4301.2912.1531.6902.4158.979
RJ3972934383424991.969
SC3192654343074841.809
MG3262643853154431.733
PR2913543562803431.624
DF3042763392854161.620
GO1432064003052971.351
RS2691952962253401.325
ES96313165180132886
10ªBA159139167157195817
11ºPE1369710193147574
12ºCE77998186129472
13ºMT75801148891448
14ºMS7758936878374
15ºAM4072705744283
16ºPA3750635655261
17ºAL5042543859243
18ºMA5841653540239
19ºPB5429513949222
20ºRN4636443650212
21ºPI3432402845179
22ºSE3022192915115
23ºRO131326182595
24ºTO201218212293
25ºAP6986837
26ºAC7273827
27ºRR9426627