Como atrair e reter mais talentos para a sua empresa? Veículo como benefício aos executivos

Boa parte dos emplacamentos de veículos no Brasil é devido a frota de automóveis corporativos. Dados de mercado que são notados por empresas como a ALD Automotive LeasePlan, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, mostram que as empresas são mais de um quarto do mercado. Alimentando sua frota operacional, mas também com veículos disponibilizados como benefício para atração e retenção de talentos do mercado.

Esta prática tem se tornado cada vez mais utilizada pelas empresas. Os executivos consideram o veículo como um de seus benefícios mais valorizados, agregando assim, um grande diferencial na hora de negociar com potenciais candidatos a uma vaga na empresa.

Para disponibilizar este benefício, normalmente as empresas definem as chamadas grades de veículos. Estas grades são relacionadas aos níveis hierárquicos dos funcionários que terão o benefício. Eles, então escolhem um dos modelos de sua grade, normalmente entre 2 a 3 modelos por grade. A grande vantagem é que se a empresa fosse dar o mesmo valor do veículo para os executivos como bônus, teriam fortes encargos a serem considerados, além de riscos trabalhistas de terem o valor bonificado ser considerado como salário.

Existem formas diferentes de disponibilizar este benefício e a recomendação é sempre contar com um parceiro com know-how deste setor para cuidar de todo o processo e atividades da gestão de frota. A empresa só pagará pelo valor do veículo no período em que estiver sendo utilizado. O valor de revenda no final do contrato, por exemplo, é considerado para redução da conta das parcelas.

Vale ainda ressaltar que o veículo é, ainda, visto como status social e afirmação para as pessoas, o que pode fazer com que os executivos se fidelizem ainda mais a empresa.