Chassi de veículo: tudo o que você precisa saber

É comum falarmos sobre o chassi ou numeração de chassi de um veículo, principalmente durante a compra de um carro ou processo de negociação de um seminovo ou usado. Mas você sabe para que serve o chassi e a numeração dele? Será que é importante se atentar a esse item no momento de comprar um carro seminovo ou usado?

Descubra tudo o que você precisa saber sobre chassi! 

Para que serve a numeração do chassi?

A numeração do chassi é um código único de identidade de um veículo. Por meio desta chave é possível saber tudo sobre o carro, como marca, modelo, país de origem, fabricante, tipo de veículo, modelo e local de fabricação. Ao todo, a numeração possui uma marcação de 17 caracteres, composto por letras e números.

E, no caso de falhas que podem colocar pessoas em risco, é pelo código do chassi que a montadora consegue retirar os veículos do mercado quando necessário. Em casos de recall, a numeração também se faz muito importante.

Como localizar a numeração do chassi do meu carro? 

A numeração do chassi do seu carro pode ser encontrada em diferentes locais, dependendo do modelo e do fabricante do veículo. Aqui estão algumas das possíveis localizações:

  • Para veículos de carga (caminhões, ônibus, picapes grandes), a codificação do chassi é gravada geralmente na longarina; 
  • Para veículos com a estrutura em monobloco como veículos de passeio (hatch, sedans, SUVs, picapes leves) e vans mais modernas, a numeração pode ser gravada em diversos pontos, como painel corta fogo, assoalho, torre do amortecedor entre outros locais.  

As gravações sempre são padronizadas e gravadas em baixo relevo. 

Remarcação de chassi 

A remarcação do código do chassi possui algumas consequências, como uma possível desvalorização do veículo em relação à Tabela Fipe. A numeração do  código deve estar perfeitamente visível e sem nada que atrapalhe a leitura. Existem algumas condições que podem fazer com que a remarcação de chassi seja necessária, como a oxidação natural (ferrugem) ou desgaste da área onde o chassi está marcado, excesso de umidade, danos causados por acidentes e em casos de sinistros. 

Tais consequências podem gerar problemas no momento de revender o veículo e até mesmo dificultar a obtenção de financiamentos. Vale ressaltar que a remarcação do chassi é um procedimento que deve ser autorizado pelo DETRAN local. É importante enfatizar que a remarcação do número de chassi não autorizada pelo Detran, é identificado como adulteração e é considerado crime.

Como saber se o chassi do carro é adulterado?  

A numeração do chassi do veículo pode ser adulterada sendo raspada, polida ou até mesmo ter um acabamento falso para receber uma numeração diferente.  E a maneira mais confiável de identificar indício de adulteração no chassi é realizar uma Vistoria Veicular. O profissional especializado irá averiguar todos os pontos estruturais do carro, incluindo o chassi para confirmar uma suspeita de adulteração. 

A Super Visão, uma das maiores redes de franquias do Brasil no segmento de vistorias automotivas, oferece diversos serviços, como:

Vistoria Certicar

É a mais completa do mercado, sendo indicada principalmente para o cliente que deseja saber detalhes do carro. Ela analisa diversos itens como pintura e funilaria, o conjunto estrutural, o conjunto de identificação, a presença de itens acessórios e, também, o histórico do automóvel. Com ela você pode evitar diversos problemas futuros, desde os mais graves como acidentes devidos a uma peça que foi reparada e já não apresentava a mesma segurança da original, ao menos graves, como receber um carro com a pintura danificada.

Vistoria Cautelar

Também é muito procurada por pessoas interessadas em mais segurança na hora de efetuar a negociação de um veículo. Com ela o vendedor valoriza e facilita a venda, uma vez que demonstra em laudo técnico de empresa idônea sua boa procedência, além de ter um resguardo maior, já que o laudo o isenta de quaisquer modificações ou adulterações realizadas posteriormente a realização da vistoria. Já o comprador, evita fraudes e adquirir um veículo que esteja adulterado ou apresente reparos estruturais. Nela são analisados os pontos de identificação dos veículos, a existência de reparos estruturais significativos e, também, o histórico do automóvel.

Vistoria de Pintura

Revela todos os detalhes sobre a pintura do veículo e verifica se existem pontos de ferrugem, trincos, amassados, riscados, ralados e áreas “queimadas”.

Sobre a Super Visão

A Super Visão Vistorias Automotivas é uma rede de franquias com mais de 17 anos de experiência, que oferece ao mercado corporativo e ao cliente final soluções para garantir segurança nas negociações de compra e venda de automóveis. Com cerca de 180 unidades espalhadas em 22 estados e no Distrito Federal (marcando presença em 120 cidades ao todo), a marca está em plena expansão e é responsável por produzir mais de 80.000 laudos mensalmente. A empresa oferece mais de sete soluções ao mercado, entre as principais estão: a Vistoria Certicar®, Vistoria Cautelar e o Laudo para transferência, sendo a primeira um serviço exclusivo da Super Visão, além de ser a vistoria veicular mais completa do mercado.