Chegou ao Brasil, no Porto de Santos, litoral paulista, a tuneladora Cora Coralina, que fará as escavações da expansão da linha 2-Verde do Metrô entre as estações Vila Prudente e Penha.
Serão mais 8,4 km de vias, novas integrações e menos poluição e congestionamentos.
O “Tatuzão” foi fabricado pela China Railway Engineering Equipment Group (CREG). A tuneladora possuí 100 metros de cumprimento e terá a missão de escavar cerca de 7,5 km de túneis da linha 2-Verde, cuja profundidade pode chegar a 41 metros.
Essa será a maior maquina TBM (Tunnel Bore Machine) entregue à América do Sul.
O equipamento veio no navio Leopold Staff, com 200 metros de comprimento e 28 metros de largura. A embarcação veio do porto de Taicang, na China, trazendo 2740 toneladas de componentes e peças distribuídas em 17 contêineres e 25 unidades de cargas soltas que compõe a gigantesca máquina.
Essa expansão vai proporcionar a ligação da linha 2-Verde com a 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM.