Transporte coletivo em Piracicaba: nova empresa habilitada para operar com ônibus modernos

A Prefeitura de Piracicaba homologou a licitação para uma nova empresa operar o sistema de transporte coletivo na cidade. A empresa Rápido Sumaré Ltda foi selecionada como a operadora habilitada, após a análise do processo de licitação e a negação de um recurso.

O contrato será assinado no próximo mês e a empresa terá até três meses para construir uma garagem para os ônibus e, em seguida, até seis meses para operar plenamente o sistema.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O edital da concessão do transporte coletivo estabelece um prazo de cinco anos para os serviços e a escolha da empresa foi baseada na menor tarifa oferecida. O investimento anual estimado é de R$ 110.807.577,08, com base em junho de 2022.

    De acordo com o edital, a empresa selecionada deve disponibilizar ônibus com Wi-Fi e entradas USB, além de parte da frota ter ar-condicionado. Também é exigido que um aplicativo forneça gratuitamente informações atualizadas em tempo real sobre os horários de chegada dos ônibus aos pontos de embarque, bem como os itinerários das linhas.

    Todos os veículos devem ter câmeras de monitoramento interno e sistema de rastreamento (GPS), que serão monitorados em tempo real pela Semuttran.

    A empresa vencedora da licitação será responsável pela construção da garagem e pela manutenção dos terminais. Inicialmente, a frota operacional será composta por 163 veículos, com uma reserva de 10%.

    Além disso, haverá uma frota específica de seis veículos, mais um de reserva, para atender o Sistema Elevar destinado a pessoas que usam cadeira de rodas. A idade média máxima da frota será de cinco anos, com a idade máxima do veículo sendo de dez anos.

    O processo de licitação do transporte coletivo de Piracicaba foi suspenso em dezembro do ano passado devido a um mandado de segurança impetrado por uma empresa concorrente.

    No entanto, em março, o Tribunal de Justiça julgou o mandado improcedente, permitindo a abertura dos envelopes com as propostas das empresas concorrentes.

    Após a análise das propostas, três empresas foram habilitadas a continuar na concorrência, com base no valor da tarifa oferecida. No final, a empresa Rápido Sumaré Ltda foi selecionada como a operadora habilitada.