A realização de um fórum regional em Santos, chamado Santos Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, promovido pelo Brasil Export, discutiu projetos para solucionar os obstáculos viários nos acessos ao Porto de Santos. Dentre os projetos estratégicos abordados estão a terceira via da rodovia dos Imigrantes, uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista (conhecida como Via Verde), o túnel entre Santos e Guarujá, a Ferrovia Interna do Porto de Santos e a ligação entre as zonas Noroeste e Leste através de um túnel nos morros.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou os investimentos feitos pela cidade na construção de pontes e viadutos como parte do pacto federativo com o Estado e o Governo Federal para a construção da Nova Entrada de Santos. Ele mencionou também um projeto de construção de um túnel no maciço central, área de morro de Santos, que seria uma nova entrada para a cidade e agilizaria o fluxo de caminhões em direção ao porto. O governador Tarcísio de Freitas expressou interesse na realização dessa obra, independentemente do processo de privatização do Porto de Santos.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, mencionou que o Governo do Estado tem vários projetos em estudo para melhorar os acessos à região e ressaltou a importância de considerar a logística como um projeto macro. Esses projetos estão sendo avaliados em conjunto com a Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos.
O painel contou com a participação de várias autoridades, como o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, o diretor de Concessões Rodoviárias Estaduais do Grupo EcoRodovias, Rui Klein, o diretor-presidente da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), João Almeida, a diretora de Relações Institucionais e Regulatório da VLI, Silvana Alcântara, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), André Neiva.