Já passou da hora da rodovia Raposo Tavares ter corredor de ônibus ou metrô

Na terça-feira, 2 de maio, a Simone Penninck, do Bike Zona Oeste, levantou uma discussão que já passou da hora da rodovia Raposo Tavares ter um corredor de ônibus ou metrô com o objetivo de diminuir os congestionamentos entre São Paulo e Cotia.

Praticamente de segunda a sexta, seja no começo da manhã ou no começo da noite, as câmeras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mostram as filas intermináveis de veículos nos dois sentidos da Raposo.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Quando tem um acidente, pane em veículo ou outra ocorrência, o trânsito piora ainda mais. Quem está no ônibus de manhã cedo pela Raposo, a caminho do trabalho ou da escola, sabe o que estou dizendo.

    Existe o projeto de construção da Linha 22-Marrom de metrô, que deve ligar Cotia, passando por Osasco, até a estação Sumaré, na Zona Oeste. No final de janeiro, o Metrô anunciou que o Consórcio Systra Prime fará o anteprojeto de engenharia e estudos ambientais da futura linha. A linha 22-Marom está projetada para ter 29 quilômetros de extensão e 19 estações.

    Agora quanto a um corredor de ônibus na rodovia, em janeiro de 2019, o “Via Trolebus” chegou a apurar que a Prefeitura de São Paulo prevê a construção de um terminal de ônibus na altura do km 18, com um corredor exclusivo para acesso ao local. O corredor deve se conectar com um futuro espaço para os ônibus na Avenida Escola Politécnica.