Na terça-feira, 2 de maio, a Simone Penninck, do Bike Zona Oeste, levantou uma discussão que já passou da hora da rodovia Raposo Tavares ter um corredor de ônibus ou metrô com o objetivo de diminuir os congestionamentos entre São Paulo e Cotia.
Praticamente de segunda a sexta, seja no começo da manhã ou no começo da noite, as câmeras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mostram as filas intermináveis de veículos nos dois sentidos da Raposo.
Quando tem um acidente, pane em veículo ou outra ocorrência, o trânsito piora ainda mais. Quem está no ônibus de manhã cedo pela Raposo, a caminho do trabalho ou da escola, sabe o que estou dizendo.
Existe o projeto de construção da Linha 22-Marrom de metrô, que deve ligar Cotia, passando por Osasco, até a estação Sumaré, na Zona Oeste. No final de janeiro, o Metrô anunciou que o Consórcio Systra Prime fará o anteprojeto de engenharia e estudos ambientais da futura linha. A linha 22-Marom está projetada para ter 29 quilômetros de extensão e 19 estações.
Agora quanto a um corredor de ônibus na rodovia, em janeiro de 2019, o “Via Trolebus” chegou a apurar que a Prefeitura de São Paulo prevê a construção de um terminal de ônibus na altura do km 18, com um corredor exclusivo para acesso ao local. O corredor deve se conectar com um futuro espaço para os ônibus na Avenida Escola Politécnica.