O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), anunciou sua saída do comando da pasta para retornar à Câmara Municipal.
Ele havia sido eleito para seu quinto mandato como vereador em 2020, mas assumiu o cargo na Prefeitura de São Paulo.
A pasta de Mobilidade e Trânsito será assumida por Celso Gonçalves Barbosa, que já ocupava o cargo de adjunto na secretaria.
Teixeira estaria entre os nomes cotados para substituir Maurício Faria no Tribunal de Contas do Município.
A mudança teria sido um pedido do presidente da Câmara, Milton Leite, que possui influência no setor de transportes.
Celso Gonçalves Barbosa, que assumirá a pasta, ocupou anteriormente cargos no DER e na própria Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte.
O Mobilidade Sampa procurou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para obter mais informações sobre a saída do secretário. A Companhia enviou a seguinte nota:
“A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) informa que Ricardo Teixeira voltará para a Câmara Municipal de Vereadores na próxima segunda, 15. O atual secretário adjunto, Celso Gonçalves Barbosa será o secretário. Segue breve currículo.
Advogado, Pós Graduado em Direito Empresarial e Processo Civil, com 20 anos de experiência atuando em empresas de Grande Porte, nos ramos de Construção Civil, Energia e Transportes.
Ingressou na São Paulo Transportes – SPTrans no ano de 2011, como chefe da Assessoria Jurídica do Departamento de Transportes Públicos – DTP/SP, até o ano de 2013.
De 2018 até 2021, foi Diretor do Departamento de Operações do Sistema Viário – DSV, junto à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo.
De 2021 até 2023, foi Diretor de Administração e Superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem – DER/SP, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.”