Evitar longas filas presentes nos terminais, agilizar a recarga do usuário e acelerar o fluxo do transporte público em São Paulo não é uma tarefa fácil. Para avançar na comodidade dos paulistas, a Card, empresa de meios de pagamento com mais de 30 mil pontos em todo o Estado, desenvolveu uma tecnologia de recarga direta de bilhetes de transporte público para a capital e Região Metropolitana.
Atualmente, para recarregar um bilhete de transporte com passagens, é necessário se dirigir a pontos específicos de recarga presentes em terminais de ônibus e estações de metrô. O usuário do bilhete encosta o cartão de transporte em uma máquina específica e a recarga é efetuada.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, cerca de 2,15 milhões de usuários circulam diariamente pelos transportes públicos da capital. Com a tecnologia, o usuário poderá encontrar um ponto de venda mais próximo de casa, encostar o cartão de transporte em uma maquininha de cartão de crédito e débito e efetuar a recarga, sem ter a necessidade de enfrentar filas ou se deslocar a uma estação.
“Facilidade e agilidade são pontos chave para a tecnologia de recarga presente na maquininha. O usuário não precisa gastar tempo em uma fila de espera, nem mesmo se direcionar para um local específico, basta checar no celular um ponto de venda mais próximo e recarregar”, comenta Rogério Albuquerque, head de marketing e produtos da Card.
Serviços de recarga
Desde o ano passado, a Card oferece serviços de recarga de transporte público em suas maquininhas. O atual portfólio de serviços conta com bilhetes simples, emitidos através de QR Code, e carregamento de créditos para o bilhete de transporte, sendo necessária a ativação em algum totem de validação, como ônibus e terminais.
A nova tecnologia permite a ativação instantânea na própria maquininha de cartão de crédito e débito, eliminando a necessidade de deslocamento para uma área de validação dos créditos.
“A nova funcionalidade já está presente em 2.354 maquininhas espalhadas pela capital paulista. Nossa meta é finalizar 2023 com cerca de 6.000 equipamentos ativos com o novo sistema”, afirma Albuquerque.
Como localizar o ponto de recarga mais próximo de casa?
Para encontrar um ponto de recarga instantânea com a nova tecnologia, o usuário pode utilizar a plataforma de buscas Incontre, o localizador online de serviços da Card. O site Incontre disponibiliza um mapa atualizado com todos os estabelecimentos que possuem maquininhas da Card com o novo serviço em funcionamento.
“A plataforma Incontre é o atalho para a localização de uma recarga instantânea, facilitando a vida do usuário que necessita pegar um transporte público, mas deseja evitar filas na hora de recarregar. O mapa intuitivo indica com um pin o local exato de um ponto de vendas da Card para auxiliar o consumidor na hora da compra”, finaliza Rogério.