Mobilidade: como ela influencia na qualidade dos negócios e da vida do colaborador

Os benefícios corporativos têm um peso importante para o dia a dia do profissional e para as tomadas de decisões dele na carreira. Essa é a percepção de 86,6% dos mais de 200 entrevistados pelo Fretadão, startup de tecnologia que atua na gestão de transporte fretado, durante a composição da “Pesquisa de Benefícios: o que as empresas podem fazer para melhorar a vida dos colaboradores”. O mesmo estudo aponta que transporte fretado é um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais ouvidos.

“O dia de trabalho de um colaborador começa assim que ele coloca os pés para fora de casa rumo ao trabalho. Por isso é fundamental que tanto o trajeto até a empresa quanto o retorno para casa sejam experiências agradáveis”, destaca Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão. “Para muitas pessoas, ir ao trabalho com o próprio carro ou com automóveis de aplicativo não é uma opção economicamente viável. Além disso, em muitas cidades, o transporte público é bastante precário. Tudo isso faz do fretamento inteligente uma excelente opção para as companhias interessadas em atrair e reter os melhores profissionais”.

Antonio Carlos explica que fretamento inteligente é mais do que simplesmente disponibilizar ônibus, vans e/ou micro-ônibus para que o colaborador chegue e saia do trabalho. Trata-se do serviço que garante a eficiência do transporte dos profissionais com o apoio de soluções de tecnologia. Isso quer dizer trajetos traçados de acordo com o endereço da residência de cada profissional em relação à localização da companhia, com controle de embarque e desembarque dos passageiros, além do mapeamento do desempenho do motorista.

Na visão de Antonio Carlos, o fretamento inteligente é um investimento estratégico com potencial de gerar benefícios a todos os envolvidos:

Benefícios aos colaboradores

De imediato, o fretamento inteligente beneficia o colaborador com pontualidade. Além disso, graças ao monitoramento do desempenho do motorista, os passageiros têm a garantia de uma viagem mais segura. Na hora de contratar o serviço, a empresa deve ficar atenta para o estado de conservação e os opcionais dos automóveis e, assim, garantir que os colaboradores se desloquem com conforto. Tudo isso tende a colaborar para que os profissionais tenham mais qualidade de vida e cheguem menos estressados ao trabalho, o que vai refletir positivamente na satisfação dessas pessoas com relação à organização. 

Benefícios à empresa

Todo colaborador que chega ao trabalho livre de estresse tem mais chances de ser criativo, engajado e produtivo. Além disso, ao perceber que atua em uma empresa que se preocupa com o bem-estar da equipe, esse profissional se torna um embaixador espontâneo da companhia, contribuindo para a valorização da marca empregadora. Com mais qualidade de vida no trabalho, os colaboradores faltam menos e têm menos motivos para se movimentarem para outras organizações. Além disso, quando o fornecedor é bem escolhido, a empresa ainda se beneficia com otimização dos investimentos e redução do trabalho para a equipe de RH.

“Na conversa com líderes, vejo que muitos deles estão precisando lidar com a resistência dos colaboradores para voltar para o trabalho presencial, ainda que seja apenas durante alguns dias da semana. Dentro dessa realidade, o fretamento inteligente é uma excelente ferramenta para atrair os profissionais novamente para o ambiente físico da organização”, considera Antonio Carlos. “É importante, ainda, destacar que, ao contribuir para que menos veículos particulares circulem pelas vias públicas, a empresa ainda evidencia a sua atenção a práticas sustentáveis em prol do planeta”.