23.7 C
São Paulo
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Maio Amarelo: Kovi lista 5 dicas para uma direção mais segura

De acordo com o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), somente nos primeiros meses deste ano, São Paulo registrou o maior número de mortes no trânsito dos últimos sete anos. Ao todo, 209 pessoas morreram em decorrência de acidentes, 20% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Assim como em São Paulo, houve um aumento no número de fatalidades no trânsito em praticamente todas as capitais brasileiras. Cidades como Brasília e Porto Alegre também estão mais perigosas no trânsito, aponta o Detran. Para conscientizar a prevenção e valorização da vida nas estradas, Rodrigo Giraldi, Gerente de Operações da Kovi, startup de mobilidade que busca inovar no setor de aluguel de carros, separou cinco dicas para que os motoristas possam praticar uma direção mais segura. Confira:

1. Prestar sempre atenção à sinalização local

As sinalizações nas estradas servem como um alerta para os condutores evitarem acidentes e se localizarem. Além de colocar em risco a vida do condutor, passageiros e terceiros, desobedecer às sinalizações pode gerar multas e pontos na carteira de motorista.

2. Cuidado na ultrapassagem de veículos

Segundo o Datatran, banco de dados da Polícia Rodoviária Federal, dos 1,5 milhão de acidentes em rodovias federais que aconteceram na última década, 31% das mortes foram ocasionadas por colisões frontais. Por isso, redobrar a atenção na hora das ultrapassagens é essencial.

3. Manter uma distância mínima em relação a outros veículos

O ideal é que a cada 20 km/h de velocidade, o motorista deve sempre se manter a distância de um veículo do outro. Ou seja, se o veículo estiver a 80km/h a distância entre o próximo carro deve ser de, no mínimo, quatro carros.

4. Respeitar os limites de velocidade

Pesquisas apontam a velocidade como a principal causa de mortes no trânsito no mundo todo. Nos últimos 20 anos, o aumento de velocidade causou cerca de 33 mil mortes, de acordo com estudos realizados pelo órgão norte-americano Insurance Institute for Highway Safety. Para evitar ainda mais mortes no trânsito, respeite os limites de velocidade indicados nas vias.

5. Regular todos os equipamentos do veículo, como retrovisores, setas, assentos

A expressão dirija por você e pelos outros é bem conhecida no trânsito e não é à toa. Regular os equipamentos faz com que a atenção do condutor fique ainda mais aguçada e que ele possa prestar atenção em toda movimentação em volta dele, podendo evitar acidentes causados pela imprudência de terceiros.

Sobre a Kovi

Fundada em 2018 por dois ex-executivos da 99, a Kovi, startup de mobilidade que tem como missão tornar o acesso ao carro mais inclusivo, flexível e simples. Uma das startups que mais cresceu nos últimos anos no país. A grande missão da Kovi é buscar transformar a indústria ao facilitar a vida do motorista e de seus parceiros, desburocratizando os processos e garantindo facilidade e flexibilidade para os dois lados. Em junho de 2021, a Kovi foi considerada pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios como uma das “100 startups to watch”. Alguns meses depois, em setembro, foi reconhecida como uma das LinkedIn Top Startups. No mesmo ano, foi reconhecida pela Tracxn no “Soonicorn Club Awards 2021”, prêmio do México de startups.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Régis Silva
    Régis Silva
    Régis Silva é redator de conteúdo dos sites de mobilidade urbana do Grupo PLN.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS