O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA), que atende a cidade de Natal (RN) e região, foi arrematado em um leilão bem-sucedido realizado na sede da B3, com um lance de R$ 320 milhões. Esse valor representa um ágio de 41% em relação ao lance mínimo estabelecido inicialmente, que era de R$ 226,9 milhões. A Zurich Airport International venceu a disputa, após uma longa competição com a proponente NK 230 Empreendimentos e Participações.
Esse foi o primeiro caso de relicitação de um ativo de infraestrutura concedido no país. O leilão foi considerado um sucesso pelo Governo Federal, que pagará a diferença entre o valor oferecido pelo vencedor do leilão e a indenização a ser paga à concessionária atual pelos investimentos realizados e ainda não amortizados.
O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o primeiro aeroporto concedido dentro do programa federal de concessões aeroportuárias, em 2011. O novo contrato, que será assinado, terá duração de 30 anos.
A relicitação do aeroporto foi vista como um marco importante para o setor de transporte aéreo, mostrando a parceria entre o poder concedente e o mercado para obter benefícios para a sociedade, como a eficiência nos aeroportos e o aumento do número de passageiros atendidos. A nova concessão do aeroporto é vista como uma oportunidade para impulsionar negócios e empregos no Rio Grande do Norte e no Nordeste.
O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está localizado a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da capital potiguar. Sua infraestrutura, recentemente construída, não exigirá investimentos elevados durante a concessão. Atualmente, o aeroporto tem capacidade para atender 6 milhões de passageiros por ano.
O processo de relicitação do Aeroporto de Natal contou com a participação de dois proponentes habilitados. O leilão ocorreu durante cerca de 40 minutos e a Zurich Airport International saiu como a vencedora.