Iphan é contra a retomada das escavações da futura estação 14 Bis da linha 6-Laranja

O Iphan deu parecer contrário à retomada das escavações da futura estação 14 Bis, na linha 6-Laranja de metrô, em construção pela Acciona.

No local foi encontrado material do sítio arquiológico Saracura, no Centro de São Paulo.

  • As escavações no local foram paralisadas em março deste ano. Na época, o órgão informou que as escavações poderiam ser retomadas após o período de chuvas intensas.
  • Em abril, a empresa pediu autorização para retomar a obra, porém, no dia 9 de maio o Iphan emitiu um parecer técnico contrário A retomada.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) argumenta que surgiram novas evidências sobre a ocupação do Quilombo da Saracura no local. O caso será avaliado pelo Ministério da Cultura.

O Iphan também pede a emissão de ofícios para serem direcionados para a Fundação Cultural Palmares, ao Ministério da Igualdade Racial e ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

A empresa LinhaUni, responsável pela construção da Linha 6, informou que segue todas as solicitações do Iphan e que não houve nenhum dano ao material arqueológico encontrado no local.