A inDrive, plataforma de mobilidade e serviços urbanos baseados em transações diretas e preços justos, com sede em Mountain View, Califórnia (EUA), anunciou nesta terça-feira, 30 de maio, a chegada do inDrive Delivery Pro, nova vertical de negócios da marca, focada em soluções de entregas sob demanda para clientes de empresas de todos os portes.
Com este anúncio, a empresa americana mira participação em um mercado da ordem de R$ 200 bilhões anualmente, reforçando seu compromisso com o país, por meio de inovação em serviços que geram receita, emprego, acessibilidade e oportunidades à população.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O início oficial do serviço, previsto para os próximos meses no Brasil, torna o mercado nacional o primeiro a introduzir a novidade no portfólio. O inDrive Delivery Pro será direcionado ao segmento de entrega como serviço, além de fornecer entregas sob demanda e soluções de gerenciamento.
A novidade fortalecerá o ecossistema B2B da inDrive, que já conta com a oferta do inDrive Entregas e inDrive Fretes, para serviços de entrega instantânea a pequenas e médias empresas. Com o inDrive Delivery Pro, a solução cobrirá, também, grandes empresas.
O sistema é baseado no conhecimento, experiência da inDrive, incluindo soluções exclusivas para gerenciamento de entrega, lote de pedidos, algoritmos de despacho e solução de previsão de demanda. inDrive Delivery Pro é uma plataforma abrangente, que atende às necessidades de entregas corporativas.
Para comerciantes, haverá soluções do tipo Turn Key (Entrega de Chave, em inglês), com integração perfeita ao motor de entrega nos processos do cliente. Para eles, também haverá conexão ao módulo de rastreamento de entrega, por meio de aplicativo próprio.
Os parceiros de entrega contarão com sistema de gerenciamento de cada entrega, dos turnos, painéis operacionais e financeiros, entre outras soluções. Um aplicativo dedicado, recursos de agendamento, roteamento online e serviços financeiros foram desenvolvidos exclusivamente para os entregadores deste novo negócio.
inDrive Delivery Pro terá dois modelos de ofertas: entrega como serviço – do tipo chave na mão, além de produtos e tecnologias de TI para todas as partes envolvidas – e Couriers as a service – ofertando entregadores e acompanhamento, além de tecnologia e recursos de entrega.
Ao contrário de outras verticais da inDrive, o inDrive Delivery Pro não estará disponível por meio do aplicativo. Por ser voltado a clientes corporativos, os contratos serão firmados diretamente, valorizando ainda mais um atendimento sob medida.
inDrive Viagens inicia testes com pagamento direto via app modalidade moto
A inDrive foi a primeira plataforma a oferecer um modelo de negociação pessoa a pessoa (peer-to-peer) em todo o território nacional, buscando entregar preços justos com total transparência aos passageiros e motoristas e oferta da melhor experiência de mobilidade a todos os usuários.
A missão sempre foi a de humanizar a tecnologia, uma vez que o modelo dispensa o uso complexo de algoritmos. Oferece liberdade de escolha aos usuários.
Neste período de quase cinco anos de operação no país, o foco da inDrive foi a consolidação da base, escalando a operação para todos os 27 estados. A partir deste ano, com o cumprimento desta fase de consolidação, a estratégia deve ganhar reforço para seguir crescendo e ampliando o leque de soluções amplamente oferecidas pela vertical de viagens.
Pagamentos em dinheiro sempre ocuparam a maior fatia nas transações via inDrive, pois promovem a transparência e beneficiam motoristas e passageiros. Em dinheiro, motoristas sabem exatamente quanto ganham e os passageiros têm a garantia de que não há custos adicionais com o aplicativo.
Como empresa de tecnologia e ancorada no compromisso constante de melhorias e testes regulares de novas funcionalidades, colocando nossos usuários no centro da tomada de decisões, a inDrive revela que deu início aos testes de pagamento direto via app (cartão de crédito) na vertical de Viagens.
Desta forma, a companhia acredita poder entregar aos usuários mais liberdade de escolha. A introdução de pagamentos diretos no app visa fornecer ainda mais flexibilidade e conveniência aos consumidores.
Atualmente, o recurso de pagamento está sendo testado no estado de Minas Gerais. Nesta fase, o foco é explorar a demanda e avaliar sua viabilidade em diferentes cidades, rotas e condições. Mais detalhes serão informados em breve.
Paralelamente a esta fase de testes iniciais, a marca também deu o pontapé para diversificar ainda mais seu portfólio e alcance de novas modalidades em viagens com experimentos da modalidade moto em alguns estados brasileiros. A inDrive entende que a diversidade de opções em um leque abrangente de soluções é a resposta para se enquadrar às necessidades de um território tão rico e vasto.
inDrive Entregas foca no B2B
No segmento de courier, a inDrive atua na etapa do last mile da logística, com entregas de até 20kg, conectando consumidores e pequenos negócios a uma base nacional de prestadores em qualquer ponto do país, por meio de um atendimento ágil e acessível.
A vertical também é pautada pela liberdade de escolha, pilar do negócio da inDrive, deixando a decisão do preço final entre o entregador e o cliente, além de ter comissão significativamente inferior à dos principais concorrentes.
Em 2022, o inDrive Entregas atingiu o patamar de 22 mil entregas por mês no país. O plano e a missão é chegar, ainda em 2023, a mais de 500 mil entregas mensais. Há espaço e mercado, aliados ao diferencial competitivo do modelo de negócio da companhia.
Uma demonstração prática disso é o volume de entregas por mês em 2022, em comparação a 2021. O GMV foi superior a 100%. Só o mercado latinoamericano representa 60% de todas as entregas no mundo, sendo o Brasil responsável por quase 40% do total.
Desde o início de 2023, o serviço passou a estar disponível em 23 novas cidades do Brasil – hoje está presente em mais de 66 cidades em todo o país. Para 2023, além de base de entregadores e melhorar a oferta de produtos, há prioridade em atingir crescimento sustentável por meio do mercado B2B.
A meta do inDrive Entregas é se tornar o crowdshipping ideal e mais personalizado para clientes nacionais. A oferta abrange sistema de entrega de produtos por diversos meios: a pé, de bicicleta, moto e carro, minimizando custos envolvidos, tempo de entrega, e simplificando processos.
A estratégia desenhada para este foco está na melhoria da experiência do cliente, por meio de várias iniciativas que reforçam o compromisso de colocar os clientes no centro de cada nova decisão a ser tomada.
Isso inclui experimentar diferentes projetos para apoio aos entregadores, como o lançamento de um programa de incentivo, que permite obter cupons, como vale-combustível ou outras ofertas valiosas. Uma equipe especializada e dedicada foi formada para oferecer oportunidades de desenvolver soluções personalizadas para entregas a todo o tipo de negócio PME.
A inDrive Brasil está sempre atenta a oferecer serviços sob medida para usuários em todo o território nacional, consolidando sua posição de marketplace de serviços urbanos em escala.
Ao longo de sua evolução nos últimos quatro anos, a inDrive consolidou a oferta de variados serviços de transporte para o ambiente da plataforma, congregando usuários de mobilidade e motoristas, com extensão para transportes e serviços autônomos.
Assim, a vertical de Fretes se apresenta como um negócio em franco crescimento no Brasil e no mundo. Usuários deste modelo buscam transportar cargas acima de 20kg, desde grandes eletrodomésticos, móveis e equipamentos, e até realizar mudanças.
A solução também é viável para empresários de pequenas empresas – de cafés e lojas a fábricas e centros logísticos -, que procuram um serviço dedicado a atender suas necessidades de maneira simples, prática e ágil. Esta é a proposta do inDrive Fretes: ajudar a encontrar motoristas a qualquer momento para movimentar carga e realizar o trabalho.
No inDrive Fretes é possível definir o preço pelo serviço, um diferencial no mercado. Assim, os clientes podem escolher as opções de frete mais adequadas e justas. Ele está disponível em 52 cidades no Brasil e chegará a oito novas cidades ao longo de 2023. Os usuários podem fazer pedidos no mesmo dia, contando com serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualmente, cerca de 1.500 organizações e empresários no Brasil encontram motoristas para o transporte de cargas pelo app.
Ao todo, mais de 200 mil cargas foram realizadas pelo app, desde o seu lançamento no País, em 2021. Como resultado, em 2022, o número mensal de usuários ativos mais que dobrou (2,4 vezes). O número de motoristas ativos por mês cresceu 100% em 2022 versus 2021. O Brasil é um dos mercados prioritários para a marca neste ramo de atividade.
Projetos de desenvolvimento social
A inDrive realiza, ainda, diversas iniciativas sem fins lucrativos como uma extensão natural dos negócios. Possui uma equipe interna dedicada a lançar programas e iniciativas em todo o mundo – dentro da vertical chamada inVision, focada em capacitar e desenvolver comunidades nas regiões onde opera.
inVision se concentra em fornecer apoio direcionado a essas comunidades, com o objetivo de inspirar criatividade, inovação, empreendedorismo, igualdade de gênero e inclusão. Com 9 projetos em 16 países, é possível calcular o impacto social tangível. Os projetos são divididos internamente em cinco categorias: educação, meio ambiente, empreendedorismo, esportes e indústrias criativas.
Um exemplo disso é o Aurora Tech Award, iniciativa da inDrive que reconhece mulheres fundadoras de startups de TI que trazem resultados notáveis no desenvolvimento global. Com 395 inscrições enviadas em 51 países na última edição, o Aurora Tech Award aborda a discriminação contra as mulheres no empreendedorismo tecnológico e promove discussões sobre seu papel vital neste campo.
Sobre a inDrive
A inDrive é uma plataforma global de tecnologia e transporte e um dos serviços de viagens online que mais cresce no mundo. O aplicativo já está disponível em mais de 600 cidades e 47 países ao redor do globo e contabiliza mais de 175 milhões de downloads. Em 2022, foi o segundo aplicativo de mobilidade mais baixado no mundo. O app oferece, ainda, transporte intermunicipal, fretes e entregas nos diversos mercados onde opera.
A companhia está sediada em Mountain View, Califórnia (EUA). Opera nos maiores centros regionais nas Américas, Ásia, Oriente Médio, África e países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), empregando mais de 3.100 pessoas. A marca apoia as comunidades locais por meio de seu modelo de pagamento pessoa a pessoa e programas de empoderamento da comunidade, que ajudam a promover educação, esportes, artes e ciências, igualdade de gênero e outras iniciativas vitais.