Grupo de Trabalho busca soluções para o financiamento do transporte público no Brasil

A criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de desenvolver uma proposta para lidar com os problemas de financiamento do transporte público no Brasil. Uma comitiva de prefeitos, liderada pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, teve reuniões com o ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano.

Durante os encontros, foram discutidas questões como a gratuidade do transporte para idosos, o financiamento de passe livre ou meia tarifa para estudantes e investimentos em infraestrutura municipal. Foi decidida a criação de um Grupo de Trabalho composto por representantes do Ministério das Cidades e da FNP, que terá como objetivo propor soluções de financiamento para o setor de transporte.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Os prefeitos presentes sugeriram que o Governo Federal encontre maneiras de financiar integralmente o transporte de estudantes, aliviando os custos dos municípios. Também destacaram a necessidade de uma política nacional de transporte e mencionaram o Projeto de Lei 4392/2021, em tramitação na Câmara dos Deputados, que destina recursos para o transporte público.

    Os ministros e representantes governamentais se comprometeram a dialogar com os prefeitos e a trabalhar em conjunto para encontrar soluções para o financiamento do transporte público coletivo. Também foi mencionada a importância de subsidiar o setor, devido ao seu faturamento expressivo, e a possibilidade de envolvimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento dos municípios.

    Diante da necessidade de ação urgente, os prefeitos enfatizaram a importância de corrigir erros do passado e planejar um futuro moderno e sustentável para o transporte público coletivo. O texto também destaca a importância de uma organização adequada, além do financiamento, para atender às demandas do país.