Campinas conclui licitação para finalizar obra inacabada do BRT e prevê entrega em 2024

A Prefeitura de Campinas finalizou o processo de licitação para concluir os 11% restantes do lote 4 das obras do BRT (Bus Rapid Transit) e homologou o resultado. O valor do contrato com a empresa vencedora é de R$ 39,7 milhões, sendo que a previsão inicial era de investimento de R$ 42,4 milhões. O BRT é o principal projeto de transporte público da cidade e está atrasado desde 2020.

Após a homologação, a próxima etapa é a autorização da Secretaria de Infraestrutura e a formalização do contrato na Secretaria de Justiça, antes do início da execução da obra. O prazo estimado para a conclusão desta etapa é de 12 meses, segundo a administração municipal. Anteriormente, a previsão era concluir toda a construção em 2023, mas foi alterada para o segundo semestre de 2024.

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  • A relicitação deste trecho do Corredor Ouro Verde foi anunciada pela Prefeitura em julho do ano passado. A contratação da nova empresa, Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda, foi necessária devido à rescisão do contrato com o antigo consórcio devido aos atrasos na obra. A nova empresa será responsável pela construção de sete estações, dois terminais e pela manutenção de trechos viários.

    O Terminal Ouro Verde é o que possui o maior atraso, com 60% da obra ainda pendente. A administração estima que, ao finalizar as obras do lote 4, todo o projeto do BRT será entregue. O lote 3 será concluído em maio, com a entrega do Terminal Campos Elíseos, que está 96% finalizado.

    Além disso, a Prefeitura promete entregar até o final de 2023 os dois últimos viadutos do lote 2, um sobre a Avenida John Boyd Dunlop e outro sobre a rodovia dos Bandeirantes.

    O Consórcio BRT, responsável pelas obras, alegou que houve prorrogação de prazos por “fatores externos”, como desapropriações, questões ambientais e falta de insumos durante a pandemia, quando o contrato foi rescindido.

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