Incidentes com balões no Aeroporto de Guarulhos: ameaças e medidas de segurança

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, administrado pela GRU Airport, enfrentou mais um problema relacionado a balões invadindo o espaço aéreo e ameaçando a segurança das pessoas tanto no ar quanto em terra.

Um vídeo registrado pelo canal SBGR mostrou um balão caindo próximo a uma das pistas do aeroporto, causando um princípio de incêndio.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Felizmente, a equipe da concessionária conseguiu controlar o fogo rapidamente, evitando maiores transtornos para os pilotos e passageiros.

    No Brasil, a legislação proíbe a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam provocar incêndios em áreas urbanas, florestas e assentamentos humanos.

    A pena para esse crime pode variar de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.

    Embora o perigo dos balões para as aeronaves não esteja especificamente mencionado na lei, o Código Penal estabelece detenção de seis meses a dois anos para quem colocar em perigo embarcações ou aeronaves ou praticar atos que dificultem a navegação marítima, fluvial ou aérea.

    Esses incidentes destacam a importância de medidas de segurança para evitar a interferência de balões no espaço aéreo e proteger a integridade dos voos.