Um levantamento realizado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) revelou que 47% dos atropelamentos registrados nas rodovias concedidas no ano de 2022 ocorreram a uma distância de 600 metros ou menos das passarelas disponíveis.
Diante dessa estatística preocupante, o movimento Maio Amarelo tem promovido ações como o “Café na Passarela” e o “Pedestre na Via” para conscientizar sobre a importância de utilizar essas estruturas para realizar travessias seguras.
Atualmente, as rodovias concedidas possuem 403 passarelas, um aumento de 60% em relação a 2022.
A instalação dessas passarelas é parte das obrigações dos contratos do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado e sua localização é definida com base em estudos que identificam as áreas de maior fluxo de pedestres.
Além disso, as passarelas atendem a especificações técnicas da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir a segurança dos pedestres e ciclistas.
É importante lembrar que as motos não são permitidas nas passarelas e algumas delas contam com acessórios de trava-motos para impedir o uso inadequado.
No entanto, além da disponibilidade das passarelas, é fundamental que a população esteja consciente da importância de utilizá-las.
São fornecidas orientações para fazer travessias seguras, como evitar atravessar as rodovias pelas faixas de rolamento, preferir as passarelas ou travessias sinalizadas, utilizar as passagens em pontes e viadutos em trechos urbanos, e descer da bicicleta ao atravessar.
Também são mencionadas restrições para motocicletas e dicas de segurança ao caminhar próximo às rodovias.