ViaMobilidade ganha nova chance para apresentar melhorias nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

A concessionária ViaMobilidade recebeu uma nova chance para apresentar melhorias nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. O Governo de São Paulo mediou uma reunião entre membros do Ministério Público e da concessionária.

O Ministério Público decidiu dar uma nova chance para a ViaMobilidade melhorar a qualidade do serviço prestado. A decisão foi tomada em uma reunião nesta quinta-feira, dia 13 de abril de 2023.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A partir de agora, o MP quer que a ViaMobilidade apresente um plano de investimento com resultados rápidos para as linhas, além do pagamento de indenização pelas falhas acumuladas.

    A proposta deve ser apresentada pela empresa na próxima segunda-feira, dia 17. Se o Ministério Público considerar que é uma proposta factível, continuam a negociação. Caso contrário, o MP disse que vai pedir a extinção do contrato na Justiça.

    Problemas da ViaMobilidade

    Desde que assumiu a operação das duas linhas, a ViaMobilidade apresentou uma série de problemas que vão desde descarrilamento de trens, batida de trem e até a morte de um funcionário eletrocutado.

    Uma vistoria do MP apontou diversos problemas nas vias, entre eles:

    • Dormentes de madeira em estado avançado de degradação;
    • Sem parafusos em trechos dos trilhos;
    • Trilhos desgastados;
    • Trilhos sem grampo de fixação;
    • Falta de poda da vegetação ao longo das vias.

    Em um relatório, o MP sugeriu a troca de trilhos e aparelhos de mudança de via desgastados ou danificados e conclui que a concessionária deve acelerar as ações de melhorias nas linhas, além de antecipar a proficiência dos funcionários e obter o auto de vistoria dos bombeiros.

    O MP pediu também que a ViaMobilidade apresente um plano emergencial para corrigir as falhas apontadas pela comissão de monitoramento de concessões, do próprio governo do estado.