Sistema Anchieta-Imigrantes: Ecovias estima até 240 mil veículos em direção à Baixada Santista no feriado de Tiradentes

Para facilitar a circulação de veículos neste feriado de Tiradentes, a Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), programou operações especiais entre 0h de quinta-feira (20) e 0h de domingo (23), período no qual a concessionária estima receber entre 155 mil e 240 mil veículos em direção à Baixada Santista. 

De acordo com as previsões da concessionária, o movimento de veículos em direção à região deve aumentar na quinta-feira (20), a partir das 16h, quando está prevista a implantação da Operação Descida 7×3. A estimativa é que essa operação siga até 1h da madrugada de sexta-feira (21) e retorne na sexta, das 8h às 14h. Nessa condição, ficam disponíveis para descida as pistas sul e norte da Anchieta e pista sul da rodovia dos Imigrantes. A subida ocorrerá somente pela pista norte da Imigrantes. 

Já para o retorno a São Paulo, a Ecovias prevê que o fluxo deva ficar mais intenso a partir das 12h de domingo (23), quando deve ser implantada a Operação Subida 2×8, que deve ficar em vigor até as 22h. Neste caso, as pistas sul e norte da Imigrantes e a pista norte da Anchieta estarão disponíveis para a subida da Serra. A descida será feita somente pela pista sul da rodovia Anchieta.

É importante destacar que a inversão da mão de direção nas rodovias do SAI, durante as operações especiais de tráfego, ocorre apenas no trecho de Serra – entre os quilômetros 40 e 55 da Anchieta, e do km 40 ao km 57 da rodovia dos Imigrantes. Além disso, os horários de implantação, bem como os modelos poderão sofrer alterações em função das condições de tráfego e/ou alguma outra interferência relevante no SAI. Os usuários podem consultar informações no perfil da Ecovias no Twitter (_@ecovias), pelo 0800 019 7878, que também é WhatsApp, ou ainda pelo sos.ecovias.com.br

Veja abaixo as previsões de implantação das operações especiais:

Importante: Os horários de início e término, bem como os modelos das operações, poderão sofrer alterações em função das condições de tráfego ou alguma interferência relevante no sistema. 

Recursos disponíveis

Durante o feriado de Tiradentes, a Ecovias disponibilizará, diariamente, 75 viaturas, entre: pick-ups, socorro mecânico, ambulância UTI, ambulâncias de resgate, veículos leves de atendimento rápido e guinchos leves e pesados. A frota conta com um guincho 100% elétrico, destinado ao atendimento de veículos leves. Há também três guinchos superpesados Rotator, Side Puller e Munk, que ajudam em ocorrências com destinados a veículos robustos, de grande porte. 

SOS Ecovias

Para pedir socorro na pista, os usuários podem usar os telefones de emergência, localizados às margens da rodovia (call box), a cada 1 km, ou ligar para o telefone 0800 019 78 78, que também é WhatsApp. Ainda é possível acionar o socorro pelo site sos.ecovias.com.br. A plataforma é um serviço gratuito, ou seja, o usuário não precisa utilizar o pacote de dados de internet do seu dispositivo móvel (celular, tablet, notebook). 

Pagamento por aproximação

A concessionária também disponibiliza o pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito ou qualquer outro dispositivo que permita a utilização da tecnologia NFC (Near Field Communication). O meio de pagamento é também uma forma segura de diminuir os riscos de transmissão de vírus que causam doenças, já que não há contato físico entre o operador da cabine e o motorista. Basta aproximar o dispositivo na máquina localizada fora da cabine e realizar o pagamento da tarifa. Dentre os outros benefícios da nova tecnologia, está a redução de circulação de dinheiro em espécie nas cabines. 

Operação Papa Fila

Além do pagamento por aproximação nas praças de pedágios, os usuários também contarão com a forma de pagamento antecipado, chamada Operação Papa Fila. Ela é implantada sempre que o volume de veículos nas praças é bem maior que o normal. Nestes casos, colaboradores da concessionária realizam a cobrança antecipada dos veículos, por meio de dinheiro ou cartão, e entregam um ticket ao condutor, que posteriormente é entregue na cabine. Desta forma é possível agilizar a cobrança, trazendo mais conforto aos usuários. 

Canais de informação 

A Ecovias disponibiliza diversos canais de informação e atendimento para os usuários que pretendem utilizar o SAI. A concessionária recomenda que os motoristas verifiquem sempre as condições de trânsito antes viajar. Para informações, além do 0800, que também é WhatsApp, os usuários podem conferir as condições de tráfego no SAI por meio do perfil do Twitter @_ecovias ou no site.