Saiba o que é mobilidade elétrica e seus benefícios

A mobilidade elétrica é uma das maiores apostas do futuro e ela é muito importante para que a sociedade se torne mais sustentável e funcional. A modalidade preserva áreas e protege a qualidade do ar e a camada de ozônio.

Por essa razão, o assunto é cada vez mais comentado e está entrando para o cenário brasileiro, mesmo que de maneira mais lenta do que em outros países.

Mas é muito importante falar sobre o assunto porque a sustentabilidade é um tema muito debatido na sociedade, devido às agressões que o meio ambiente vem sofrendo por conta das ações do homem ao longo da história.

Muitas pessoas e empresas estão interessadas em encontrar maneiras de reduzir os impactos ambientais, e uma das formas de fazer isso é por meio das estratégias sustentáveis.

A mobilidade elétrica é uma revolução que traz mudanças significativas, como ausência de barulho e hábitos que estão se modificando lentamente, ao passo que os veículos elétricos se popularizaram no mundo todo.

A sociedade precisa estar preparada para essas mudanças, por isso, é essencial saber o que é mobilidade elétrica, como funciona na prática, quais são os principais desafios e os benefícios que ela oferece.

O que é mobilidade elétrica?

Mobilidade elétrica é o nome dado ao grupo de veículos que se alimentam por eletricidade, uma alternativa aos combustíveis fósseis. É uma escolha sustentável e que reduz os danos provocados ao meio ambiente.

Também apresenta funcionamento mais eficiente e economia para o consumidor. Em vista disso, o mercado aposta que o desenvolvimento na área vai oferecer muito para a sociedade e já atrai investidores para seu desenvolvimento no Brasil.

Empresas dos mais variados tipos, como uma prestadora de serviço de auto socorro, também terão acesso a muitas vantagens. No mundo todo, a mobilidade elétrica é um grande sucesso, mas ainda tem seus desafios.

Em alguns países, como no caso do Brasil, existem vários setores que pertencem à mobilidade elétrica que ainda são muito inovadores para o cenário, como:

  • Estações de carregamento;
  • Baterias;
  • Aplicativos;
  • Acessórios.

No Brasil, a cidade com a maior quantidade de veículos elétricos é São Paulo e esse meio de locomoção está crescendo exponencialmente, tornando-se cada vez mais frequente.

A aderência do público é comprovada pela instalação de estações de carregamento que são muito fáceis de encontrar na cidade, principalmente em estabelecimentos como shoppings e prédios comerciais.

Aos poucos, também passa a fazer parte dos projetos residenciais. Tendo como propósito melhorar a qualidade de vida dos motoristas de carros elétricos, existem empresas que estão desenvolvendo soluções inteligentes.

Uma delas é a criação de aplicativos que localizam pontos de recarga mais próximos, e podem ser usados por todo tipo de veículo elétrico, como motocicletas, caminhões, patinetes, ônibus e carros.

Fabricantes de peças automotivas, como uma marca de bateria 150 amperes para caminhão, já se preparam para fornecer peças fundamentais para os carros elétricos.

Isso porque, em 2021, houve uma alta de 257% nas vendas de veículos elétricos no Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Como funciona a mobilidade elétrica

Não é de hoje que a sociedade tem plena consciência de que os veículos movidos a combustíveis fósseis são um dos maiores responsáveis pela emissão de gases que provocam o efeito estufa.

A mobilidade elétrica está na contramão desses danos porque eletrifica os transportes e prioriza o uso de eletricidade para o deslocamento.

Muitas empresas começaram a surgir para atender essa demanda e passaram a desenvolver modais que contam com propulsão mais eficiente.

Os veículos elétricos não são usados apenas para transportar pessoas, mas também cargas, por isso, postos de combustíveis, shoppings e outros estabelecimentos estão instalando pontos de recarga.

Desafios da mobilidade elétrica

Os motoristas procuram alternativas para economizar os gastos com combustíveis, por exemplo, por meio da instalação do kit gnv 5 geração.

Para aqueles que querem economizar e ainda colaborar com a proteção do meio ambiente, a mobilidade elétrica é a melhor opção e por isso existem muitos incentivos.

Só que alguns especialistas acreditam que o maior impeditivo para essa alternativa está nas baterias, uma vez que apresentam custos muito elevados e possuem baixa autonomia em relação aos veículos que funcionam por combustão.

Isso se aplica tanto para carros quanto para ônibus, mas existem descontos tributários que são oferecidos para equilibrar as contas.

Outra coisa que tem passado por muitas mudanças e a disponibilidade de pontos de recarga que antes era muito mais baixa. Atualmente, é possível encontrá-los em postos de gasolina, hotéis, shoppings e restaurantes.

Benefícios da mobilidade elétrica

Muitos ainda se perguntam quais são os benefícios da mobilidade elétrica para a sociedade como um todo, e entre os principais estão:

Descarbonização

Se um chaveiro 24 horas portão passar a usar veículos elétricos, colabora com o processo de descarbonização. Em outras palavras, reduz o uso de combustíveis fósseis e consequentemente a emissão de gás carbono.

Os benefícios são de longo prazo, mas é necessário começar o quanto antes para que as gerações atuais e as próximas gerações possam colher os benefícios.

Manutenção acessível

Os veículos elétricos apresentam uma tecnologia nova, mas, mesmo assim, sua manutenção é muito mais barata, sendo capaz de reduzir os gastos financeiros em cerca de 30%.

Além do mais, por não esquentar o motor com combustão, sua durabilidade é muito maior. Outras vantagens são o baixo custo por quilômetro rodado, redução de impostos, redução de poluição sonora e mais desempenho para as cidades.

Mais eficiência

Várias pesquisas comprovam que a mobilidade elétrica é capaz de aproveitar 90% de sua eficiência, ao passo que os motores a combustão só aproveitam 40%.

Os carros elétricos podem usar rastreador veicular assim como os carros normais e ainda aproveitar a maior parte da energia.

Reduz a poluição

A grande vantagem da mobilidade elétrica é a redução da combustão, podendo alcançar uma baixa de 30% de gás carbônico.

Isso é muito importante para o mundo como um todo, uma vez que contribui com a saúde pública, favorece a manutenção da camada de ozônio e traz mais qualidade de vida.

O mercado da mobilidade elétrica

Hoje em dia, os avanços trazidos pela mobilidade elétrica podem ser vistos em carros particulares e no transporte público. Mas esse movimento é progressivo, visto que o número de veículos elétricos aumenta anualmente.

Uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo tem como propósito oferecer automóveis de alto desempenho, aprimorando a eficácia das baterias, além de ter o objetivo de revolucionar o transporte nos próximos anos.

empresas de transporte de containers, por exemplo, poderão usufruir de veículos mais econômicos para os processos diários. A grande questão é que a mobilidade elétrica ainda é um pouco lenta no Brasil, mesmo assim, está cada vez mais presente.

O maior exemplo disso é a eletrificação do transporte público, visto que os ônibus elétricos estão se solidificando como alternativas para a mobilidade sustentável.

É cada vez mais comum ver dezenas de veículos rodando em cidades diferentes, além do mais, a venda de carros elétricos está ganhando destaque.

Em comparação com outros países mais tecnológicos, como no caso dos Estados Unidos, a mobilidade elétrica ainda está em fase de expansão no Brasil, mas cresce continuamente e promete alcançar grandes patamares.

O processo de compra e venda de veículos elétricos envolve os mesmos procedimentos dos carros comuns, como providenciar laudo veicular para venda, entre outros.

Os compradores podem escolher entre 3 tipos de carros elétricos, como no caso do BEV (Battery Electric Vehicle). Esse tipo funciona completamente a partir de eletricidade e sua propulsão é feita por um ou 2 motores alimentados por baterias.

Eles podem ser carregados pela ligação na energia elétrica, mas existe outra opção muito usada em várias cidades pelo mundo. Conhecida como veículo híbrido, são automóveis elétricos com extensor de autonomia.

Trocando em miúdos, além de terem motor elétrico, também existe outra de combustível que carrega as baterias em movimento.

Por fim, é possível adquirir o modelo híbrido Plug In que usa combustível e eletricidade, com a diferença de que sua bateria pode ser carregada na tomada.

Os carros elétricos podem passar pelos mesmos processos estéticos dos veículos comuns, como no caso de envelopamento automotivo. A única diferença é que eles ajudam a preservar o meio ambiente e são mais econômicos.

Considerações finais

Atentar-se para a mobilidade elétrica é muito importante porque esses meios de transporte são cada vez mais comuns e trazem muitos benefícios para a sociedade como um todo.

Eles não poluem a atmosfera, são silenciosos, não dependem de combustível e estão evoluindo continuamente. A mobilidade elétrica vai proporcionar mais qualidade de vida e reduzir tanto a poluição do ar quanto a poluição sonora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.