22.6 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024

Pneus: entenda tudo sobre eles

Os pneus não são um item lá muito baratos. É preciso uma boa pesquisa para achar um custo-benefício antes de comprá-los, além de tirar todas suas dúvidas sobre eles. Assim, os riscos de errar na hora da compra vão ser bem menores! Para te ajudar, a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, responde às principais dúvidas quando o assunto é pneu, confira:

O que é TWI?

A espessura mínima do sulco é de 1,6mm. Sabendo disso, foi criado o Tread Wear Indicator, ou em tradução livre, indicador de desgaste do piso/banda de rodagem. O TWI é uma marca encontrada no fundo dos sulcos do pneu. Esse sinal só fica evidente quando está na hora de trocar o pneu, mostrando que o sulco já atingiu sua espessura mínima.

Pneus melhores no eixo de tração ou sempre na dianteira?

Muita atenção! Pneus novos sempre devem ser colocados na traseira. Ao contrário do que muitos pensam, na hora de trocar um par de pneus sempre dê preferência para substituir os do eixo traseiro. Isso porque o eixo traseiro pode perder o controle com maior facilidade caso aconteça algum problema. Já o eixo dianteiro ainda tem o volante para controlar o veículo. Por isso, é melhor garantir que os pneus traseiros estejam melhores para não perder a estabilidade e aderência com o solo.

Como funciona largura e altura dos pneus

Você já deve ter visto uma “fórmula matemática” na hora de comprar pneus. Mas não precisa se apavorar. A junção de alguns números e letras sinaliza a medida do pneu. Por exemplo: 205/55 R16 91 V. Essa medida mostra o modo de construção do pneu, o diâmetro da roda, o índice de carga e, principalmente, a largura e altura dos pneus.

No caso, a largura do pneu é o primeiro número (205), indicada em milímetros. Essa informação é importante para que você compre o pneu adequado e equivalente ao diâmetro da roda.

Já a altura do pneu é o número que vem logo após a largura (55). Para encontrar a distância entre a banda de rodagem e o aro, você precisa multiplicar a altura (55) pela largura (205). O resultado mostra se o perfil do pneu é alto ou baixo.

Tipos de pneus

Alguns tipos de pneu são mais comuns e mais usados nas estradas brasileiras. São eles:

On-road ou convencional

Esse tipo de pneu é o mais comum e são próprios para o asfalto. São desenvolvidos para favorecer o desempenho do veículo nas ruas e estradas. Ele traz mais aderência por aumentar a área de contato; além disso, é muito eficiente no escoamento de água;

Off-road

Os pneus off-road são mais indicados para estradas de terra e lama. Suas características principais, a alta frenagem e estabilidade, são essenciais para terrenos irregulares. Esse tipo de pneu ajuda o carro a frear mesmo na lama;

Pneu misto

Esse pneu une as características dos on-road e dos off-road. Ele possui alta resistência, ideal para solos asfaltados e estradas de terra. Apesar disso, ele pode aumentar o consumo de combustível e seu custo é maior – em comparação aos outros tipos de pneu;

Pneus para carga

Existem dois tipos de pneu para carga. Os pneus marcados com o código “C” são indicados para caminhonetes de passeio, como Chevrolet Montana ou Fiat Strada. Já aqueles pneus com a sigla “LT” são feitos para utilitários leves, como furgões, SUV e caminhonetes maiores.

Dica extra: como aumentar a vida útil do pneu?

Algumas boas práticas podem ajudar a aumentar o tempo de vida do pneu. Além de usar o tipo certo para seu veículo, também é importante fazer todas as manutenções. Então sempre calibre o pneu (com as libras indicadas no manual do veículo) e faça a cambagem no tempo certo. A direção consciente também é essencial para aumentar o tempo de vida útil do pneu.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Régis Silva
    Régis Silva
    Régis Silva é redator de conteúdo dos sites de mobilidade urbana do Grupo PLN.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS