Confira neste post o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa do que abre e fecha em São Paulo no feriado do Dia do Trabalhador, na segunda-feira, 1º de maio de 2023 e programe-se.
O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO
ABASTECIMENTO
As feiras livres funcionarão normalmente.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Confira abaixo os horários de atendimento dos mercados e sacolões no dia 1º de maio:
- Central de Abastecimento Leste: 7h às 15h
- Central de Abastecimento Pátio Pari: 4h às 18h
- Mercados Guaianases, Ipiranga, Lapa, Penha, Pinheiros, São Miguel, Sapopemba, Tucuruvi: fechados
- Mercado Pirituba: 7h às 18h
- Mercado Teotônio Vilela: 8h às 14h
- Mercado Vila Formosa: 8h às 13h
- Sacolão Avanhandava: 7h às 17h
- Sacolão Bela Vista: 8h às 14h
- Sacolão Brigadeiro: 8h às 14h
- Sacolão Butantã: 7h às 13h30
- Sacolão Cidade Tiradentes: 8h às 15h
- Sacolão City Jaragua: 8h às 19h
- Sacolão Cohab Adventista: 8h às 14h20
- Sacolão da Lapa: 8h às 17h
- Sacolão Estrada do Sabão: 7h às 14h
- Sacolão Freguesia do Ó: 7h às 15h
- Sacolão Jaguaré: 7h às 13h
- Sacolão Jaraguá: 8h às 18h
- Sacolão João Moura: 7h às 16h
Clique aqui para ter acesso aos endereços das feiras livres, mercados e sacolões.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Estarão abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para População de Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.
- Não funcionarão durante o feriado: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para a Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência para Idosos (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.
AVENIDA PAULISTA
Na segunda-feira, 1º de maio, o Programa Ruas Abertas, na Avenida Paulista, será suspenso. A via estará livre para a circulação de veículos.
BANCOS
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de 1º de maio, na segunda-feira.
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc) e carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, 2 de maio, terça-feira.
LOTÉRICAS
As lotéricas têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante os feriados, segundo a Caixa Econômica Federal.
BOM PRATO
Neste feriado, mais 10 restaurantes da rede estadual estarão abertos. Eles se juntam a 21 unidades que passaram a funcionar aos fins de semana e feriados, totalizando 31 restaurantes funcionando ininterruptamente no estado.
- Capital: 25 de Março, Campos Elíseos (Rua Mauá, 66 e Praça da República), Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. Juntas, as unidades servem cerca de 30 mil refeições por dia.
- Grande São Paulo: São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos.
- Interior e litoral: Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos I.
Nos finais de semana e feriados, os restaurantes servirão as refeições no formato de marmitas. Horários de funcionamento:
- 7h – Café da manhã
- 10h30 – Almoço prioritário para idosos
- 11h – Almoço
- 17h – Jantar
Confira aqui mais informações sobre o programa Bom Prato e os endereços das unidades fixas e móveis.
CDHU
A CDHU não terá expediente na segunda. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação retoma o expediente normal na terça.
CICLOFAIXAS DE LAZER
As ciclofaixas de lazer funcionarão das 7h às 16h.
CORREIOS
Os Correios informaram que não haverá atendimento nas agências na segunda-feira (1º), em razão do feriado do Dia do Trabalho.
Endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site dos Correios.
Em razão do feriado, o atendimento de pós-vendas da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio dos seguintes canais:
- Site dos Correios, na página do Fale Conosco;
- Telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;
- Chat.
O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado na terça-feira (2/5), a partir das 8h.
DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888 e e-mail defesacivil@sp.gov.br.
DIREITOS HUMANOS
Estarão abertos a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas, e o Centro de Referência da Criança e do Adolescente, com atendimento das 8h às 19h. Serão mantidas as ações do projeto Vidas no Centro, que tem como objetivo proporcionar condições básicas para realizar higiene pessoal às pessoas em situação de vulnerabilidade social na região central cidade.
Os 52 Conselhos Tutelares funcionarão em regime de plantão por meio dos celulares de apoio. Clique aqui para ter acesso à lista de contatos.
Estarão fechados os centros de Referência e de Cidadania das Mulheres, assim como os postos Metrô e Sacomã. Também não haverá atendimento nos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial, os Centros e as Unidades Móveis de Cidadania LGBTI+. O Polo Cultural da Terceira Idade e o Posto Avançado Divisão de Desaparecidos não estarão em funcionamento.
O Centro de Referência e Atendimento aos Imigrantes (CRAI), no Serviço de Inclusão Social e Produtiva, e o Centro de Promoção e Defesa da População em Situação de Rua estarão fechados.
ECOPONTOS
Os ecopontos estarão abertos na segunda-feira (1º). O funcionamento dos pátios de compostagem será das 14h às 22h.
EDUCAÇÃO
MUNICIPAL
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) estarão abertos durante o feriado.
Clique aqui para saber os endereços.
ESPORTES
Os Centros Esportivos abertos das 8h às 18h. Clique aqui para ter acesso aos endereços das unidades.
FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS E DESCOMPLICA SP
As unidades do Descomplica SP, Fab Lab Livre SP e Telecentros estarão fechados durante o feriado.
FAZENDA
MUNICIPAL
O Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) ficará fechado. O atendimento ao público retomará na terça-feira (2/5), das 10h às 17h, mediante agendamento prévio por este link.
ESTADUAL
Os postos da Fazenda no estado de São Paulo estarão fechados no fim de semana e na segunda. As atividades voltam a funcionar normalmente na terça.
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Confira aqui o funcionamento dos postos da Fundação Pró-Sangue no dia 1º de maio.
METRÔ, CPTM E EMTU
Em razão do feriado do Dia do Trabalho, que acontece na segunda-feira, 1º de maio, as linhas da CPTM, do Metrô, da ViaQuatro, da ViaMobilidade e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU atenderão com programação especial. A operação também será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.
CPTM
Na CPTM, a operação das cinco linhas de trens (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade) na segunda-feira (01/05) será igual à de um domingo. No domingo (30/04), a operação manterá a programação prevista para esse dia, com os intervalos programados para os fins de semana.
A CPTM, entretanto, estará atenta ao fluxo de passageiros e terá trens de prontidão para atender os passageiros, se necessário. Vale lembrar que o intervalo médio aos sábados após às 21h, domingos e feriados é de até 35 minutos para que a CPTM realize obras de melhorias e modernização para tornar a viagem do passageiro mais segura, rápida e confortável.
Os passageiros são informados sobre quaisquer alterações na operação por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
METRÔ
Na segunda-feira (01/05), feriado do Dia do Trabalho, as linhas do Metrô terão oferta de trens programada para atender à demanda dos eventos que serão realizados no Vale do Anhangabaú e em outros pontos da cidade. As linhas contarão com frota reforçada e trens reserva.
EMTU
Os ônibus da EMTU, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, funcionarão com programação horária de domingos na segunda-feira (01/05), com possibilidade de reforço na frota de ônibus, se necessário. No domingo (30/04), os serviços operam com a programação normal, a já realizada nesse dia. Os horários e itinerários estão disponíveis no site e no aplicativo da EMTU.
VIAQUATRO
A Linha 4-Amarela de metrô, operada pela concessionária ViaQuatro, contará com a operação normal durante o domingo (30/04). Na segunda-feira (01/05), a operação será semelhante à de um domingo comum. Horário de funcionamento: 4h40 à meia-noite.
VIAMOBILIDADE
Para a realização de manutenção programada, a Linha 5-Lilás de metrô, operada pela concessionária ViaMobilidade, irá operar em esquema especial no domingo (30/04), das 4h40 às 18h, entre as estações Capão Redondo e Santo Amaro. A intervenção prevê a troca de 658 metros de trilhos em uma das vias em trecho que inclui outras três estações: Campo Limpo, Vila das Belezas e Giovanni Gronchi.
No trecho entre Santo Amaro e Capão Redondo, onde acontece a troca dos trilhos, a operação será em via única, com velocidade limitada a 30 km/h e intervalos de 20 minutos do trem. A partir da estação Santo Amaro, a operação é normal para um domingo nos dois sentidos, com intervalos entre os trens de 5 minutos.
Na prática, o passageiro que for se deslocar em um trecho que passa pela estação Santo Amaro sentido Chácara Klabin, precisará desembarcar na estação e trocar de plataforma para seguir o percurso em outro trem. Para auxiliar o fluxo, a estratégia operacional será informada durante todo o dia na estação e no interior dos trens, por meio de avisos sonoros, assim como pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) da concessionária.
Na segunda-feira (01/05), a operação será semelhante à de um domingo comum. Horário de funcionamento: 4h40 à meia-noite.
VIAMOBILIDADE LINHAS 8 E 9
A Linha 8-Diamante contará com operação normal no domingo (30/04), com intervalos de 12 minutos. Na segunda-feira (01/05), a operação será similar à do domingo. Horário de funcionamento: das 4h à meia-noite.
A Linha 9-Esmeralda contará com manutenção programada e intervalos diferenciados durante o fim de semana prolongado. No sábado (29/04), das 20h à meia noite, a linha contará com intervalos de 12 minutos entre as estações Osasco e Jurubatuba. No mesmo período, os intervalos serão de 24 minutos no trecho entre as estações Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal. Os trabalhos prosseguem no domingo (30/04), das 4h à meia-noite, com 17 minutos de intervalo entre os trens em toda a extensão da linha, entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal. Na segunda-feira (01/05), a Linha 9-Esmeralda contará com manutenção programada das 23h à meia-noite, em toda a sua extensão. O intervalo entre as composições será de 17 minutos. Horário de funcionamento: das 4h à meia-noite.
INSS
As agências do INSS estarão fechadas na segunda-feira, dia 1º de maio. Confira aqui mais informações.
MINHOCÃO
O Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, estará aberto das 7h às 21h45. O local dispõe de tapetes de ioga, barras de street para patins e skate, tabuleiros de xadrez, bancos e espreguiçadeiras.
Todo o movimento será monitorado por segurança terceirizada, com controle de acesso nas alças do Elevado. O espaço também oferece banheiros químicos, lixeiras, serviço de limpeza, monitores, sinalização, brigadistas e ambulância para atendimento médico.
OAB SP
PARQUES
MUNICIPAIS
No dia 1º de maio, os parques municipais estarão abertos. Os horários de cada unidade estão disponíveis no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
ESTADUAIS
Confira aqui os horários de funcionamento dos Parques Urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
PARQUE IBIRAPUERA
O Parque Ibirapuera funcionará normalmente na segunda-feira, dia 1º de maio, das 5h à meia-noite.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
MUNICIPAL
A Central de Intermediação em Libras (CIL) manterá seu funcionamento 24 horas durante este feriado. O serviço realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. Para mais informações, clique aqui.
As unidades da Paraoficina Móvel não estarão em funcionamento. Veja, abaixo, o cronograma do mês de maio:
ESTADUAL
As 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva no Estado não irão realizar atendimento na segunda. Todas as unidades voltam às atividades na terça.
POUPATEMPO
PREVISÃO DO TEMPO
Saiba como fica a previsão do tempo em São Paulo no site da Climatempo.
PROCON SP
O Procon-SP informou que não haverá atendimento presencial na segunda-feira, 1º de maio, feriado em comemoração ao Dia do Trabalhador. Também os setores administrativos, a Ouvidoria e os núcleos regionais não terão expediente.
Os consumidores que, por qualquer motivo, precisarem registrar alguma reclamação, poderão fazê-lo diretamente pelo site, que funciona 24 horas todos os dias da semana, inclusive em feriados.
RODÍZIO DE VEÍCULOS
O Rodízio Municipal de Veículos não vigora nesta segunda-feira (1º), assim como as demais restrições existentes na capital:
- Rodízio de veículos pesados (caminhões);
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
- As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.
SABESP
Confira aqui o expediente dos serviços da Sabesp no feriado do Dia do Trabalhador.
SAÚDE
MUNICIPAL
Na segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, funcionarão normalmente as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, inclusive para vacinação contra a Covid-19, influenza e multivacinação. Os endereços das unidades estão disponíveis na página Vacina Sampa.
Veja, abaixo, os equipamentos que estarão abertos:
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 19h;
- AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 19h;
- Hospitais Municipais (HMs) 24 horas;
- Hospitais Dia – tanto os que atuam 12 horas quanto os que atuam 24 horas;
- Prontos-socorros Municipais (PSMs) 24 horas;
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas;
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 – 24 horas;
- Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
- Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III funcionarão para demandas internas. Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).
Hospitais veterinários
Os quatro hospitais veterinários públicos (Norte, Sul, Leste e Oeste) permanecerão fechados durante o feriado.
ESTADUAL
Na segunda-feira, os hospitais estaduais mantêm funcionamento normal para atendimento a urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona leste da capital, não vão funcionar neste feriado.
As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa também não terão expediente na segunda-feira.
SPTRANS
Confira aqui o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans e da frota no feriado de 1º de maio.
SUBPREFEITURAS
As Praças de Atendimento das 32 subprefeituras estarão fechadas.
TRABALHO
Os equipamentos administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo não terão atendimento na próxima segunda-feira, em decorrência do feriado de 1º de maio.
As unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, a rede de coworkings Teia e postos da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, não terão atendimento no feriado, retomando o funcionamento na terça-feira (2).
Os dois pontos da Escola Professor Makiguti, nas regiões Leste e Norte, não terão atendimento nesta segunda-feira. Já o CFCCT – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes estará com a quadra poliesportiva, pista de skate e área verde abertas, das 9h às 22h, além do cinema do Circuito SPCine. A parte interna estará fechada.
VERDE E MEIO AMBIENTE
Os serviços da Divisão de Fauna Silvestre (DFS) no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) funcionarão das 8h às 12h e o plantão telefônico será das 8h às 16h. Já a unidade do Parque Ibirapuera estará fechada.
A UMAPAZ (Coordenação de Educação Ambiental/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) e os viveiros municipais não terão expediente.
O Planetário do Carmo estará aberto das 12h às 17h e contará com uma programação especial durante o feriado:
Programação do Planetário para segunda-feira (1º)
- 13h às 14h: Sessão de Planetário “O Show da Luna no Planetário”
- 13h40 às 15h: Oficina “Relógio Solar”
- 15h às 16h: Sessão de Planetário: “Janela para o Universo”
- 17h às 18h: Sessão de Planetário “A Escuridão da Noite”
CULTURA
MUNICIPAL
Em breve.
ESTADUAL
A programação de Museus, Oficinas Culturais, Bibliotecas e Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, de sábado a segunda, está disponível no site.
LEIA TAMBÉM
Em breve.
MOBILIDADE SAMPA
Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram, YouTube e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.