Greve de ônibus em São Luís nesta terça, dia 25

Os trabalhadores do transporte coletivo da Grande São Luís entraram em greve nesta terça-feira (25/04), após uma audiência de mediação do Ministério Público do Trabalho que tentou fazer com que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís cumprisse o acordo firmado com os rodoviários e assinasse a Convenção Coletiva de Trabalho, documento que garante os direitos dos trabalhadores.

Na audiência, o Sindicato afirmou não ter caixa para garantir o salário dos rodoviários neste mês de abril.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • De acordo com o Sindicato, a falta de subsídios só chegou a esse ponto devido à ausência de repasses pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado, que regulamentam o transporte urbano e semiurbano da Grande São Luís.

    Durante a audiência, nenhum dos órgãos deu qualquer posicionamento sobre quando iriam regularizar os repasses dos referidos subsídios, o que fez com que o Sindicato reafirmasse que não assinaria acordo nessas condições.

    A greve foi considerada ilegal pela Justiça do Trabalho, que determinou que 70% da frota de ônibus continue circulando na região, sob multa no valor de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

    O SET, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, disse que continuará envidando todos os esforços para a regularização imediata dos serviços e pediu ao Sindicato dos Motoristas para que não paralisem os serviços, evitando transtornos para milhares de pessoas da sociedade e usuários do transporte público.

    https://www.instagram.com/p/CrdCz9HOqLv/