A CPTM cancelou o Expresso Turístico até a cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba.
A viagem estava programada para o dia 12 de Outubro, data em que é celebrado o dia da Padroeira do Brasil.
Em reportagem da Folha de São Paulo, foi revelado que o passeio aconteceria, e que a companhia estudava outros destinos, como Campos do Jordão e Santos.
A MRS Logística, que é a responsável pelos trilhos entre Manoel Feio e Aparecida do Norte, informou que antes de qualquer uso da via para o fim de turismo, é necessário uma análise profunda e criteriosa para verificar a viabilidade. O trecho é usado por trens cargueiros atualmente.
A empresa informou anda que não existe nenhum projeto estruturado neste sentido atualmente e que não pode cogitar qualquer operação turística.
A CPTM, por outro lado, disse que que “está em alinhamento com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, assim como com a Secretaria dos Transporte Metropolitanos e concessionárias dos trechos compartilhados, para as ações conjuntas em prol da promoção dos trens turísticos”.
A ABPF, que cede os carros de passageiros para o Expresso Turístico, disse que “em momento algum a ABPF foi procurada/consultada por nenhuma das Operadoras (seja de Carga ou Passageiros) para tal projeto até a presente nota, bem como por entidades governamentais.”
Sendo assim, pelo menos por enquanto, esse passeio está descartado.