Pesquisa analisa transporte coletivo em São José dos Campos

Com o objetivo de melhorar o sistema de transporte coletivo, a Prefeitura de São José dos Campos vai realizar duas pesquisas de opinião com usuários do transporte coletivo de todas as cerca de 100 linhas do sistema, incluindo a Linha Verde. As pesquisas serão realizadas a partir deste sábado (4/3) e vão até o próximo dia 6 de abril.

Serão realizados levantamentos sobre embarque e desembarque com senha e outra de satisfação do sistema.

As pesquisas serão embarcadas, onde 200 pesquisadores irão realizar viagens junto com os passageiros em dias da semana, sábados e domingos e durante todo o período de operação das linhas, inclusive durante a madrugada. 

Atualmente, cerca de 260 mil usuários utilizam o sistema de transporte coletivo diariamente. Estão previstas mais de 3.500 viagens no período.

Os pesquisadores estarão identificados com coletes verdes de “Pesquisador” e a equipe de supervisores da empresa acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos.

Embarque e desembarque

O levantamento vai identificar o volume de passageiros que embarcam e desembarcam em todas as linhas do sistema, principalmente nos horários de pico, para mapear o movimento dos usuários. 

Ao embarcar no veículo, o passageiro receberá uma senha que deverá ser devolvida a outro pesquisador ao sair.

Os usuários também serão questionados se foi utilizado algum outro ônibus antes do percurso no qual foram abordados.

Cada uma das senhas será registrada em um aplicativo para a elaboração de um raio-x completo do sistema. Através do número em cada cartão devolvido, associado à localização do ponto de ônibus em que o usuário subiu e desceu, será possível mapear os locais onde as pessoas embarcaram e desembarcaram, identificando os pontos e linhas de maior demanda, além dos horários e dos carros.

Pesquisa da satisfação

Também será realizada uma pesquisa de satisfação/qualidade do sistema do transporte público visando identificar a percepção dos passageiros em relação à qualidade do sistema em parceria com a WRI.

Participe das pesquisas para melhorar o transporte público de São José dos Campos. Ao ser convidado pelos pesquisados, contribua com nossa cidade. Sua opinião é muito importante.