Uma mulher com uma criança de 3 anos, foi vítima de importunação sexual na plataforma da estação Tatuapé, da linha 11-Coral da CPTM. O caso aconteceu na segunda-feira, dia 20 de março de 2023.
A vítima aguardava a chegada do namorado para seguir seu trajeto, quando fotografou um trem estacionado na plataforma, com intuito de informá-lo como estava a ocupação do trem.
Pouco depois, a mulher reparou que um homem que aparecia na imagem capturada havia descido da composição e estava próximo a uma pilastra, a encarando.
“Mandei mensagem pro meu namorado, dizendo que estava achando estranho que o cara que saiu na foto desceu do trem e estava parado me olhando. Quando me dei conta, ele estava com o pênis ereto, olhando pra mim e mexendo [no órgão]. Na hora, eu só pensei em pegar o celular e começar a gravar. Como meu filho é autista, eu não gritei para não assustá-lo”, relatou a moça ao G1.
Segundo a vítima, assim que percebeu a gravação, o homem embarcou no trem seguinte, mas continuou se tocando por cima da bermuda até as portas do trem se fecharem.
“Eu me senti impotente. Talvez, se eu não tivesse com meu filho, eu teria reagido de outra forma”, disse a jovem. “A gente que é mulher sempre passa [por situações assim], palavras constrangedoras, olhares, mas dessa forma nunca [tinha acontecido]”, declarou a vítima.
A vítima registrou um boletim de ocorrência eletrônico na manhã desta terça-feira, dia 21.
A CPTM disse em nota já registrou 14 ocorrências do mesmo tipo. Em 11, os autores foram identificados e encaminhados ao DP e quatro foram detidos.
Confira nota completa:
“A CPTM lamenta que uma passageira tenha sido vítima de uma importunação sexual na noite desta segunda-feira (20/03). A companhia entrou em contato com a vítima, que relatou ter sido abordada por um homem dentro de um trem da Linha 11-Coral, com destino à Estação Estudantes, por volta das 19h30. Chegando à Estação Tatuapé, ela desceu e foi seguida pelo infrator, que recuou embarcando em outro trem, quando a vítima começou a gravar a cena. Segundo a vítima, foi elaborado BO posterior ao fato. A CPTM está verificando as imagens para identificar o infrator e colaborar com a investigação policial.
A companhia ressalta a importância da denúncia para que as equipes de segurança a possam atuar e deter os infratores, para o registro de boletim de ocorrência com o encaminhamento do autor do assédio. Contra o crime de importunação sexual, a CPTM realiza ações e campanhas de conscientização aos passageiros e treinamentos para os colaboradores. Os trens e estações possuem câmeras de monitoramento que podem auxiliar na identificação do autor e para que seja abordado quando tentar entrar no sistema novamente. Além disso, desde março de 2020, a companhia possui o Espaço Acolher em 31 estações das cinco linhas, que oferece atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da empresa.
Em 2022, foram registradas 113 ocorrências de importunação sexual na CPTM, sendo 73 atendidas pelo Espaço Acolher. Em 101 delas, o infrator foi identificado e encaminhamento ao DP e 37 ficaram detidos. Já nos dois primeiros meses de 2023, foram 14 ocorrências na CPTM, sendo 13 atendidas pelo Espaço Acolher, com 11 identificados e encaminhados ao DP e quatro ficaram detidos.”