Nove das dez principais causas de acidentes nas rodovias federais brasileiras em 2022 são decorrentes de falhas humanas, como desatenção, imprudência e imperícia.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem comprovado que problemas na saúde física, mental e psicológica dos motoristas são os principais causadores de acidentes e mortes no trânsito brasileiro.
O médico Alysson Coimbra, especialista em Medicina do Tráfego e diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego, destaca a importância da saúde mental e psicológica dos motoristas, pois todos os desdobramentos da pandemia exacerbaram condições já fragilizadas da população.
Ele afirma que a flexibilização das leis de trânsito piorou o cenário ao aumentar a periodicidade das avaliações médicas e psicológicas para renovação da CNH.
Médicos e psicólogos especialistas em Trânsito estão se mobilizando para exigir a avaliação psicológica obrigatória de todos os motoristas a partir da primeira habilitação.
O especialista conclui que ações conjuntas do poder público com especialistas, entidades e sociedade civil são o melhor caminho para a redução de mortes no trânsito.