ConectCar tem expectativa de crescimento com início do Free Flow e vê tendência de expansão da tecnologia

O primeiro pedágio Free Flow do Brasil entrará, em breve, oficialmente em operação. Com isso, a ConectCar, empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, segue com uma expectativa de crescimento, já que apresenta soluções que facilitam a vida dos motoristas. Além disso, estima-se que, nos próximos anos, mais concessionárias devem seguir este formato de cobrança, que já está presente em muitos países. Atualmente, os pórticos estão instalados em três pontos diferentes da BR-101: no km 414, em Itaguaí/RJ, no km 447, em Mangaratiba/RJ e no km 538, em Parati/RJ. 

O Free Flow é uma tendência e a procura pela solução de pagamento automático deve acontecer de forma orgânica. Temos como objetivo democratizar ainda mais o uso desse tipo de pagamento, contribuindo para o desenvolvimento do setor e para uma experiência de cliente cada vez mais fluida, digital, transparente e personalizada. Investimos em soluções que abrem caminhos para esse segmento, possibilitando o acesso das pessoas a essa tecnologia, que já facilita o dia a dia de tantas outras. Inclusive, contribuindo com este nosso propósito, temos a Tag Itaú e a Tag Porto, com o benefício de isenção da mensalidade”, afirma Eduardo Vasconcelos, CEO da ConectCar. Além disso, estudos realizados pela CCR RioSP, concessionária que administra estes trechos, apontam que, sem qualquer incentivo tarifário, 54% dos usuários pagariam a tarifa do Free Flow de forma automática (por meio de uma tag), o que já indica essa possibilidade de maior busca pelo serviço e, consequentemente, crescimento das empresas do segmento.

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A ConectCar participou e apoiou estudos que contribuíram para a chegada da tecnologia Free Flow em nosso país. Inclusive, essas pesquisas foram fundamentais para a implementação do novo modelo, já que a empresa colabora diretamente com as concessionárias, órgãos reguladores e empresas de tecnologia, contribuindo assim com o aprimoramento do serviço prestado aos clientes que passaram a trafegar pelas rodovias com esta novidade.

Outras vantagens para quem já é cliente são os descontos de 5% (DBT – Desconto Básico de Tarifa), válido para todos as categorias de veículos, e acesso ao desconto de usuário frequente (DUF – Desconto para o Usuário Frequente), em que os condutores  que transitam com veículos de passeio começam com 5% de desconto, podendo chegar a até 70% de desconto sobre a tarifa padrão. 

Vasco ainda comenta sobre outros benefícios que o Free Flow traz para a população: “essa novidade que chega ao Brasil é um sistema utilizado em muitos países e que emprega uma tecnologia capaz de identificar e tarifar os veículos que trafegam por uma rodovia, sem a necessidade de paradas em praças de pedágio ou mesmo a redução de velocidade para a leitura e cobrança da tarifa, o que resulta em uma diminuição no tempo de viagem e menor emissão de CO2”. As praças físicas de cobrança são substituídas por pórticos com dispositivos e sensores instalados, como câmeras ou leitores de placas, que fazem a detecção e a identificação de veículos, mesmo em condições de baixa visibilidade, sendo possível identificar altura, largura, comprimento e quantidade de eixos rodantes e suspensos. Para cada um desses pórticos é atribuída uma tarifa. 

“Fico muito confiante em relação ao nosso futuro, já que estamos atuando de forma inteligente e ágil, diversificando nossas soluções e entregando uma experiência, cada vez mais, digital e personalizada para os nossos clientes e parceiros. A ConectCar tem um DNA de inovação e o propósito de contribuir com o dia a dia das pessoas. Apoiamos todo e qualquer movimento voltado a trazer benefícios para o consumidor e para a mobilidade de forma geral. Os ganhos que o Free Flow traz neste sentido são inúmeros, sendo que a utilização da tecnologia das tags é uma facilidade extra para o usuário”, declara o CEO da ConectCar.

A ConectCar tem um modelo de contratação totalmente digital, com um portfólio variado de planos, que atendem às diferentes necessidades dos motoristas, com opções para pessoas físicas (Plano Completo – com recarga automática e mensalidade de R$ 17,90 – e Plano Básico – sem mensalidade) e para empresas (ConectCar Frotas). Além disso, a empresa também oferece opções com condições exclusivas, por meio da Tag Itaú e da Tag Porto, que equivalem ao Plano Completo, com uso ilimitado em toda sua rede, sem mensalidades e sem taxas de uso.

“Nosso objetivo, desde o lançamento da Tag Itaú, sempre foi proporcionar ganhos de produtividade para nossos clientes e evitar que precisem despender longas horas no trânsito, tanto nas cidades, quanto em estradas e rodovias. O início da operação Free Flow converge bastante neste sentido. Acreditamos que, à medida em que o modelo seja expandido, este será mais um grande diferencial para colaborar com o aumento da digitalização do ecossistema brasileiro de mobilidade e com o crescimento da modalidade de pagamentos automáticos”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.

“O sistema Free Flow é uma inovação importante, que deve diminuir os custos de quem viaja. Com a tag Porto Bank, vamos oferecer muito mais facilidade e controle para os clientes, que terão acesso ao consolidado de transações da tag durante o mês ou período na fatura do cartão de crédito. Nossa expectativa é que o modelo seja adotado em outras rodovias pelo país, tornando nosso ecossistema de benefícios em mobilidade ainda muito mais amplo”, ressalta Ricardo Kaoru, diretor de Produtos de Crédito da Porto Bank.

Com este novo modelo, os clientes que possuem uma tag terão a comodidade do pagamento ser lançado diretamente no seu extrato, ou seja, além de terem uma viagem fluida, não precisarão se preocupar com esse trâmite. Com isso, o usuário não tem a necessidade de acessar as plataformas da concessionária para efetuar o pagamento, evitando ainda a incidência de multa por evasão de pedágio, no caso de esquecer de realizá-lo. 

Mais informações sobre os benefícios de ter a tag com este novo sistema Free Flow, estão disponíveis no site.

Os veículos que ainda não dispõem de uma tag de pagamento automático poderão fazer o pós-pagamento por meio dos canais digitais disponibilizados pela concessionária, como site, aplicativo e chatbot.