A Prefeitura da cidade de São Paulo lançou o aplicativo de carros “mobizapSP” para o transporte de passageiros. Motoristas e passageiros podem se cadastrar desde às 11h.
A taxa cobrada do motorista por cada corrida será de 10,95%, menor do que as que são descontadas pelas empresas privadas, como Uber e 99, segundo disse a Prefeitura.
Não haverá cobrança de tarifa dinâmica em horários de pico, o que mantém o valor padrão pago pelos passageiros.
Já dá para baixar o aplicativo nas lojas virtuais para aparelhos celulares que usam sistemas Android (Motorista ou passageiro) e iOS (Motorista ou passageiro), mas ainda não é possível utilizá-lo.
Para o aplicativo começar a operar, é preciso da inscrição de 10 a 12 mil motoristas, segundo a empresa responsável pela administração do consórcio vencedor da licitação, a Consulix Tecnologia.
A licitação para o funcionamento do app tem duração de cinco anos e, de acordo com os responsáveis, a taxa de cobrança dos motoristas será mantida inalterada até o fim, sem correção pela inflação de cada ano.
Os passageiros poderão pagar com cartões de crédito e débito ou carteira digital dentro da plataforma, além de pagamento com dinheiro. Caberá ao motorista optar por aceitar ou não corridas neste último formato.