A Vammo, startup que traz ao Brasil um modelo diferenciado de troca de baterias para motos elétricas, já começou o ano acelerando. Poucos meses após receber US$ 8,5 milhões em sua primeira rodada de investimentos de fundos como Monashees, Construct Capital e Claure Capital, a companhia fundada pelos executivos Jack Sarvary e Billy Blaustein acaba de passar por um rebranding, deixando o nome Leoparda Electric para trás. Além disso, importou 100 motocicletas elétricas para o início das operações B2B e B2C. Assim, já são seis estações espalhadas pela cidade de São Paulo prontas para o atendimento, mais especificamente nos bairros de Santo Amaro, Vila Olímpia, Pinheiros, Jardins, Pacaembu e Tatuapé.
O modelo de negócios da Vammo consiste em oferecer uma rede de troca de baterias que permite aos usuários trocar suas baterias descarregadas por outras prontas para uso imediato (ou seja, completamente recarregadas) a um baixo custo de assinatura semanal. Neste início de operação, a empresa importou motocicletas elétricas que podem ser alugadas e que já têm o tipo de bateria compatível com o serviço. Dos 100 veículos trazidos do exterior, 55 serão destinados para motoboys profissionais, 40 para empresas de grande porte e 5 para o uso geral por qualquer pessoa.
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Para Billy Blaustein, cofundador e COO da Vammo, a empresa chega para democratizar a mobilidade urbana brasileira, além de contribuir para a redução da emissão de carbono na atmosfera. “Uma motocicleta elétrica gasta muito menos do que uma movida a combustão, já que R$ 8 de gasolina equivale ao mesmo número de quilômetros percorridos que um entregador pode ir com só R$ 1 de energia elétrica. O Brasil tem uma das redes elétricas mais limpas do mundo, já que a maior parte de sua energia vem de fontes sustentáveis como hidrelétrica, solar e eólica. Se quisermos descarbonizar o planeta, são especificamente as frotas de veículos de países como o Brasil que devem ser eletrificadas. Sem mencionar que as motocicletas poluem até 15 vezes mais gases contaminantes no ar do que os automóveis”, explica.
A Vammo possui três planos de assinatura voltados para os motoboys, todos eles com trocas ilimitadas de bateria, manutenção inclusa com direito à moto reserva, além de seguro e IPVA inclusos. O que difere cada plano é o tipo da motocicleta utilizada e o preço. No plano Economiza, o usuário tem acesso a um veículo mais econômico, com velocidade máxima de 60 km/h e 60 km de autonomia. Já no plano Desenrola, a moto utilizada tem mais potência e velocidade, chegando a 85 km/h e com autonomia de 80 km. Por último, há o plano Tira Onda, com uma motocicleta com design esportivo e maior autonomia. Essa assinatura dá direito a um veículo com velocidade máxima de 75 km e autonomia de 90 km. Todos os valores podem ser consultados no site da Vammo.
Jack Sarvary, cofundador e CEO da Vammo, está otimista com o início da operação no país. “Existem hoje cerca de 50 milhões de motos nas ruas da América Latina, sendo que o Brasil concentra boa parte desse montante”, explica, ao destacar que dados da Fenabrave apontam que, no último ano, houve um aumento de 373% no emplacamento de motos elétricas, o que representa uma tendência para esse tipo de veículo no país.
Sobre o rebranding da Vammo, Sarvary explica que a mudança de nome se deu para aproximar ainda mais a empresa do público brasileiro e também ressalta um dos principais valores da empresa, que remete ao trabalho em conjunto, em comunidade. “Como operamos no Brasil, não fazia sentido manter um nome estrangeiro e de difícil compreensão por parte do público. Além disso, um dos nossos principais valores é a união, em que juntos nos ajudamos e fazemos a diferença. Então, o nome Vammo vem dessa ideia de ‘vamos fazer a diferença juntos’ e ‘vamos em frente’”, complementa o executivo.
Além do aporte recente, a Vammo fechou, no fim do ano passado, parceria com a Riba, referência no serviço de venda, compartilhamento e aluguel de motocicletas elétricas no país e com experiência de 10 anos operando frotas. Com isso, cerca de 100 motocicletas elétricas do parceiro já contam com a praticidade do modelo de troca de baterias ao redor da cidade.
Sobre a Vammo
Fundada por Jack Sarvary, ex-Rappi, e Billy Blaustein, ex-Tesla, a Vammo chega para revolucionar o mercado de motocicletas elétricas na América Latina. Com a missão de reduzir as emissões de carbono e tornar a mobilidade mais acessível, seu modelo de negócios consiste no fornecimento de motocicletas elétricas e uma rede de estações que permitem que usuários possam trocar suas baterias descarregadas por outras prontas para uso imediato a um baixo custo de assinatura semanal.