23 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Vai viajar de moto? Leandro Mello e marca de lubrificantes Mobil apresentam dicas para uma viagem mais segura

A sensação de liberdade na estrada faz com que as motocicletas sejam o veículo preferido de muitas pessoas na hora de viajar. Quem já viajou de motocicleta tem muitas histórias para contar. Mas, antes de tirar a moto da garagem é muito importante adotar alguns cuidados para ter uma experiência tranquila, confortável e, principalmente, segura. Leandro Mello, piloto de teste, recordista brasileiro de velocidade e embaixador da marca de lubrificantes Mobil Super Moto™ – presente há mais de 150 anos no Brasil e a primeira a lançar um lubrificante para motos no país – apresenta um planejamento completo para deixar a viagem sobre duas rodas muito mais tranquila.

Escolha correta dos equipamentos

Utilizar um equipamento versátil e confortável, sempre pensando que durante a viagem é possível que se passe por dias de extremo calor, frio e as vezes chuva. Jaqueta, calça contra impacto e abrasão, botas que proporcionem o máximo conforto durante o dia inteiro e uma luva que vista muito bem na mão, também são muito importantes. Outro item essencial é uma boa capa de chuva, quem pode ainda proteger do frio extremo como isolante térmico. Estar bem equipado e confortável é muito importante. Qualquer pequeno desconforto pode se transformar em um grande pesadelo.

Bagagem – Quanto menos, melhor

Um dos maiores desafios na hora de viajar é saber o que levar. Um baú grande é importante e um grande aliado para deixar o garupa mais confortável. Na hora de escolher as roupas, não se pode exceder no volume de peças. Tudo deve ser compacto para facilitar o dia a dia. Uma roupa que possa ser lavada do dia pra noite, como uma segunda pele, por exemplo, é muito importante.

Manutenção preventiva

Um ponto de extrema importância antes de pegar a estrada é saber o estado da motocicleta. Não se pode achar que está tudo em ordem. É preciso ter certeza para não ficar na mão. Além de fazer uma revisão completa, é necessário pensar antecipadamente nos problemas que podem ser encontrados no meio do caminho. Sempre levar um óleo para lubrificar a corrente, um pequeno kit de reparo de pneu e uma boa caixinha de ferramenta podem ser muito úteis em caso de imprevistos. Sair com óleo novo, fluido de arrefecimento trocado, pastilha de freio e pneus em bom estado também são essenciais para uma viagem tranquila. Também é preciso prever que é possível que, durante a viagem, o motociclista tenha que lidar com condições que não estavam planejadas como estradas bloqueadas e até precisar terminar o trajeto de noite.

Planejar o trajeto evita problemas

É preciso fazer um planejamento de viagem. Buscar informações sobre postos de combustíveis, se eles estarão abertos no período da viagem e se condizem com a autonomia da moto, especialmente se é um trajeto desconhecido. Planejar as paradas, ter referência de hotéis durante o caminho. Lugares em que é possível lavar a moto ou realizar uma troca de óleo. Ter um plano B. Fazer um mapeamento detalhado da viagem é muito importante para trazer mais conforto e segurança.  

Para Leandro Mello, planejar faz toda a diferença. “Viajar é maravilhoso. Mas pensar em tudo o que pode dar errado e atuar na prevenção é muito importante para deixar a viagem mais gostosa, principalmente nos trajetos de média e longa distância. Além de estar com a motocicleta 100% checada, é preciso analisar cada ponto para chegar ao seu destino e não ficar na mão”, finaliza o piloto.  

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS